A semana começa com chuva no Sul do Brasil, onde o avanço de uma frente fria mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul e provoca pancadas no litoral do Paraná e norte de Santa Catarina. No Sudeste, a circulação marítima estimula pancadas de chuva no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, enquanto o interior segue seco, com calor intenso e baixa umidade relativa do ar. No Centro-Oeste, as instabilidades ficam restritas ao oeste do Mato Grosso, mas em Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal o tempo firme predomina, com sol forte e ar seco. Já no Nordeste, a chuva se mantém entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, enquanto no interior o tempo seco e quente continua. No Norte, pancadas de chuva atingem Acre, Amazonas, Roraima e Amapá, enquanto Tocantins e sul do Pará seguem com sol forte, calor e índices de umidade abaixo de 30%.
Sul: Chuva, ventos fortes e temperaturas mais amenas
Com a formação de uma nova área de baixa pressão na Argentina e à atuação de uma frente fria sobre a região, a semana começa com instabilidades mais concentradas no Rio Grande do Sul. O tempo fica nublado e com pancadas de chuva no centro-sul do estado, com risco de temporais localizados, chuva forte em alguns pontos e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. A nebulosidade aumenta em grande parte do território gaúcho, mantendo o céu mais fechado.
Em Santa Catarina e Paraná, algumas pancadas de chuva seguem atuando no litoral, associadas à circulação de ventos úmidos vindos do oceano. No oeste dos dois estados, a chuva pode ser moderada a forte, acompanhada por raios e rajadas de vento.
As temperaturas ficam amenas no RS e em parte de SC, sem grande elevação ao longo da tarde, enquanto no norte do Paraná o sol ainda predomina e o calor segue intenso. No litoral gaúcho e catarinense, além do nordeste do RS e interior de SC, as rajadas de vento podem variar entre 50 e 70 km/h.
Sudeste: Rajadas de vento de até 70 km/h no litoral do RJ e umidade baixa no interior de SP e MG
A chuva ainda se mantém no litoral paulista, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, além do leste e nordeste de Minas Gerais, em geral de forma fraca a moderada e isolada. Também pode chover no extremo sudoeste de SP.
No interior de SP e MG, o tempo seco predomina. No oeste paulista, Triângulo Mineiro e oeste de Minas, as temperaturas permanecem elevadas, com máximas acima de 30 °C. Já em áreas da capital paulista, do Rio de Janeiro e do sudeste mineiro, as tardes ficam mais amenas, sob maior cobertura de nuvens.
A umidade relativa do ar segue baixa no oeste de SP e em MG, com valores próximos ou abaixo de 30%, reforçando o risco de queimadas. No litoral do Rio de Janeiro, são esperadas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.
Centro-Oeste: Instabilidade no oeste do Centro-Oeste, mas interior segue com ar seco e quente
As pancadas de chuva continuam no sul, sudoeste e oeste do Mato Grosso do Sul, de forma localizada e moderada. No oeste do Mato Grosso, também há chance de chuva, acompanhada de aumento da nebulosidade.
Apesar dessas instabilidades, o tempo seco predomina em boa parte da região, especialmente no leste do MS, centro do MT e em Goiás. As temperaturas permanecem elevadas, com calor intenso durante a tarde.
Nordeste e Norte: Tempo instável no Norte e litoral nordestino, com interior sob baixa umidade
No Nordeste, o tempo segue firme na maior parte da região, mas a faixa leste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, ainda terá pancadas fracas e isoladas em alguns momentos do dia. No interior nordestino, o tempo seco e quente predomina, com a umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que aumenta o risco de queimadas e causa desconforto à população.
No Norte, as instabilidades permanecem principalmente entre o norte do Amazonas e Roraima, com pancadas de chuva de moderada a forte intensidade acompanhadas de trovoadas. Também pode chover no Acre, Rondônia e oeste do Pará. Já no Tocantins e no sul do Pará, o tempo seco predomina, com sol forte e baixa umidade relativa do ar, em condição de atenção.