Nevoeiro, sol e menos frio no Sul nesta quinta

22/06/2016 às 22:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tráfego aéreo fica prejudicado de manhã

 

A população dos três estados da Região Sul vai poder contar com várias horas com sol nesta quinta-feira e o melhor, sem ameaça de chuva e nem de outra dose de ar polar para atrapalhar o aquecimento do ar. Mas antes do sol aparecer, será preciso paciência para que o nevoeiro se dissipe naturalmente.

O fenômeno começou a se formar na noite da quarta-feira, 22, em diversas áreas da Região Sul. Em Chapecó, o nevoeiro se espalhou pela cidade e invadiu a Arena Condá, onde estava ocorrendo o jogo entre o Chapecoense e o Atlético do Paraná. O segundo tempo da partida não pode ser realizado por causa da falta de visibilidade dentro do campo. No aeroporto de Chapecó, a visibilidade baixou para 800 metros às 21 horas.

Em Criciúma, no sul de Catarina, uma forte névoa também era observada nesta hora e a visibilidade no aeroporto baixou para 2000 metros. Situação parecida ocorria na região do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, onde houve uma brusca redução da  visibilidade por volta das 21 horas e às 22 horas o nevoeiro já estava presente deixando a visibilidade restrita  800 metros.

Em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, uma névoa forte já reduzia a visibilidade no aeroporto às 21 horas e às 22 horas o nevoeiro se formou fazendo a visibilidade baixar para 800 metros. Mas a situação piorou rapidamente e às 22h10, a visibilidade horizontal na pista não passava de 100 metros.

 

 

Tráfego aéreo complicado

Nesta quinta-feira, quem tem vôos marcados partindo do Sul ou chegando em aeroportos da Região Sul no começo da manhã deve considerar o risco de atrasos e até cancelamentos por causa do nevoeiro. As condições meteorológicas de ar frio e muito úmido sobre praticamente toda a Região são as mais favoráveis para a formação do nevoeiro e de névoa forte que também pode comprometer a operação em alguns aeródromos de menor porte.

Os aeroportos internacionais de Curitiba e Porto Alegre também devem ter a formação do nevoeiro.

 

Entenda como se forma o nevoeiro. Saiba como diferenciar a névoa do nevoeiro.

 

Sol e tempo seco

O nevoeiro se dissipa naturalmente com o aquecimento do ar e a partir do meio da manhã ou no fim da manhã, o sol já deve predominar sobre a Região Sul. Não há previsão de nova instabilidade. Pode chover fraco pela manhã em algumas áreas litorâneas.

Com o sol aparecendo por várias horas e sem ar polar intenso,  a população da Região Sul terá um dia menos frio.

A sexta-feira também deve ser quase toda com sol e a temperatura sobe um pouco mais em relação à quinta-feira. O risco de nevoeiro no início da manhã ainda é alto. Durante a noite de sexta-feira, novas pancadas de chuva são esperadas para as regiões de fronteira com a Argentina e o Paraguai. Esta chuva é indício da aproximação de outra frente fria que vai trazer temporais para o fim de semana.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%