Frio de primavera: temperatura de 1°C no Sul

18/11/2016 às 10:36
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/11/2016 às 19:00

Oferecimento
Volta gear na serra do RS e SC

O ar polar voltou a entrar com força sobre o Sul do Brasil causando uma queda de temperatura muito acentuada nas últimas 24 horas. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, esta sexta-feira amanheceu com temperaturas abaixo dos 10°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também no sul do Paraná. Temperaturas acima dos 10°C foram observadas só em Porto Alegre e no litoral gaúcho, no litoral catarinense e no vale do Itajaí e nas outras regiões do Paraná.

As menores temperaturas no Sul ficaram entre 1°C e 5°C, o que mesmo para o Sul do Brasil é muito frio para a segunda quinzena de novembro.

Até 9h, as menores temperaturas observadas na medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri-Ciram* foram:

Urupema (SC): 1,3°C

Bom Jardim da Serra (SC): 1,8°C

São Joaquim (SC): 2,6°C

Urubici (SC): 3,2°C

Bom Jesus (RS): 3,2°C

Vacaria (RS): 3,7°C

 

Este é o último frio da primavera?

 

 

No Clima de Viagem: encantos das serras do Sul

 

Esta massa de ar polar entrou na América do Sul bastante seca e causa uma grande redução nos níveis de umidade no ar na Região Sul do Brasil. Isto vai dificultar muito a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva por vários dias.

Este ar polar seco se espalha também sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil também reduzindo as condições para chuva. Os efeitos desta massa de ar polar serão sentidos sobre o centro-sul do Brasil até meados da próxima semana mantendo as noites e o amanhecer com temperaturas abaixo do normal para esta época do ano.

 

 

Entenda porque a primavera de 2016 tem tido dias mais frios do que o normal.

 

* Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%