Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil em clima de verão nos últimos dias de 2018

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Ziel Silva, Barra Mansa (RJ)

8 min de leitura

Oferecido por

O ano de 2018 termina com muito calor e bastante ar úmido espalhado pelo Brasil. Por isso, as condições para chuva são altas por quase todo o país no último fim de semana do ano e também na segunda-feira, dia 31 de dezembro.

 

O ar frio de origem polar tem chegado fraco ao leste da Argentina e ao Uruguai e vem sendo desviado facilmente para o mar antes de entrar no Brasil. É assim que termina 2018: sem vento fresco, com muito calor.

Entre as capitais, o calor vai chamar a atenção especialmente em Porto Alegre, em Curitiba, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nestas quatro capitais, as temperaturas ficam especialmente altas.

 

Confira como vai ficar o tempo em cada Região do Brasil nos últimos dias de de 2018



Região Sul tem muito calor e pouca chuva

A marca do final de 2018 no Sul do Brasil será o calor. Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a Região e vai dificultar a formação de grandes áreas de instabilidade. Uma frente fria passa pelo litoral gaúcho durante o domingo, 30 de dezembro, mas sem força para fechar o tempo. Seu ar frio não entra no Sul do Brasil.

Durante o último fim de semana de 2018 e também no dia 31 de dezembro, todas as áreas da Região Sul vão poder contar com várias horas com sol forte. Temperaturas entre 35°C e 40°C devem ser observadas em várias regiões dos três estados. Por causa do calor intenso, não se pode descartar as pancadas de chuva à tarde e em parte da noite por quase todo o Sul do Brasil. Há risco de raios e de chuva moderada a forte, mas que não se prolonga por muitas horas. Podem ocorrer rajadas de vento Rajadas de vento entre 60 km/h e 80km/h podem ocorrer em diversos locais.

 

Para Porto Alegre, só há previsão de pancadas de chuva entre a tarde e a noite do domingo, 30 de dezembro. Florianópolis deve ter muito sol nos dias 29, 30 e 31 de dezembro de 2018. Não tem previsão de chuva. Curitiba pode ter pancadas de chuva nos três dias, mas com muito sol e também horas de sol.

 

 

Região Sudeste fecha 2018 com risco de temporais

O ar úmido e quente predomina sobre a Região Sudeste durante o último fim de semana de 2018 e também no dia 31 de dezembro. Áreas de instabilidade ainda se organizam sobre Minas Gerais e sobre o Espírito Santo deixando estes estados com muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte nos três dias. É alto o risco de chuva também na virada para 2019, incluindo as capitais Vitória e Belo Horizonte.

Sol, calor e pancadas de chuva à tarde e à noite são esperados no fim de semana e no dia 31 de dezembro  para a maioria das regiões do estado de São Paulo. Não deve chover nas praias paulistas. A chance de chuva é baixa na região de Sorocaba, no sul do estado e na Grande São Paulo. A virada para 2019 deve ocorrer com tempo firme na Grande SP.

Saiba mais sobre o tempo em São Paulo na virada para 2019.

 

No Grande Rio, a região de Angra do Reis, de Paraty,  o sol predomina no fim de semana. O dia 31 de dezembro também terá sol, mas tem risco de pancadas de chuva à tarde e em parte da noite inclusive na cidade do Rio de Janeiro. Mas as pancadas cessam até o meio da noite e não deve chover na hora da virada para 2019. No litoral norte fluminense e nas outras regiões do estado do Rio, os últimos dias de 2018 serão com sol, calor e pancadas de chuva à tarde e no começo da noite. A chance de chover na virada é alta no Norte Fluminense.

Veja mais detalhes do tempo no Rio De Janeiro na virada para 2019

 

 

 

Foto de Ziel Silva, Barra Mansa (RJ)

 

 

Centro-Oeste termina 2018 com tempo instável

O ano de 2018 terminar com tempo bastante instável na Região Centro-Oeste. O último fim de semana do ano será abafado, úmido, com períodos de sol e muita nebulosidade. As pancadas de chuva continuam ocorrendo com frequência principalmente à tarde e à noite por todos os estados e no Distrito Federal. É alto o risco de raios e de chuva moderada a forte. Rajadas de vento entre 60 km/h e 80km/h podem ocorrer em diversos locais.

 

No dia 31 de dezembro de 2018, as pancadas de chuva também vão ocorrer por todo o Centro-Oeste principalmente à tarde e à noite podem ser fortes. O ar fica abafado o dia todo. Na virada para 2019, entre a noite do dia 31 de dezembro e a madrugada do dia 1 de janeiro de 2019, o risco de de chuva é grande inclusive em Campo Grande, Cuiabá, em Goiânia e em Brasília.



2018 termina com sol em quase todo o litoral do Nordeste

Os últimos dias de 2018 serão com predomínio de sol e tempo seco em Salvador, no Recôncavo, no nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e na Paraíba.

Mas tem previsão de pancadas de chuva com raios sobre quase todo o interior da Bahia, na maioria das áreas do Piauí e sobre o Maranhão.

Na segunda-feira, 31 de dezembro, pode chover em Natal e em vários locais do interior do Rio Grande do Norte, inclusive na hora da virada para 2019. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no norte e no litoral do Ceará, incluindo Fortaleza, mas a chuva não será persistente.

Na virada para 2019, o tempo fica firme em João Pessoa e Recife.  Tempo firme em  Aracaju, Maceió e em Salvador. É alto o risco de chuva no litoral entre Natal e São Luís. Pode chover também na região de Teresina.

 

 

Região Norte termina 2018 com tempo instável

O ano de 2018 termina com tempo bastante instável em praticamente toda a Região Norte do Brasil. Muitas nuvens carregadas crescem por quase toda as áreas da Região por causa do excesso de calor e de umidade no ar.

No último fim de semana de 2018 e no dia 31 de dezembro de 2018 não deve chover no estado de Roraima e no extremo norte do Amazonas. Boa Vista terá tempo firme na virada para 2019.

Nas demais áreas da Região Norte, o último fim de semana de 2018 e também o dia 31 de dezembro de 2018 será com períodos de sol, mas muitas nuvens e várias pancadas de chuva com raios principalmente durante a tarde e também durante a noite. Há risco de chuva forte.

Na hora da virada para 2019 é alto o risco de chuva nas capitais Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias