Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Clima no Brasil no outono de 2021

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Podcast: Clima no Brasil no outono de 2021

3 min de leitura

Oferecido por

 

O outono no Hemisfério Sul começa oficialmente às 6h38 do dia 20/3/2021 e se estende até 00h32 do dia 21/6/2021, pelo horário de Brasília.

 

O fenômeno La Niña ainda está ativo no oceano Pacífico Equatorial, mas já em fase de enfraquecimento. O outono de 2021 começa com um La Niña perdendo força e termina com o Pacífico Equatorial em neutralidade. 

 

O La Niña não teve muita influência sobre o Clima do Brasil no verão e também não terá peso no outono. O que vai comandar o padrão de temperatura e da chuva do outono é temperatura do oceano Atlântico Sul e do Atlântico Norte na costa brasileira.

 

De forma geral, as condições oceânicas vão fazer com que o outono de 2021 tenha menos frio e menos chuva do que poderia ter em quase todo o país. Quem mora no centro-sul do Brasil e sonha com aquele friozinho das noites e do amanhecer, típicos do outono, vai ter esperar maio chegar. Abril ainda terá o espírito do verão.

 

No Nordeste, por exemplo, o Atlântico Sul com temperatura abaixo do normal na costa leste nordestina não será favorável ao desenvolvimento das Ondas de Leste, que podem provocar muita chuva no leste do Nordeste. Ao mesmo tempo, o balanço de temperaturas entre o Atlântico Norte e o Atlântico Sul não vai favorecer a chuva da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Norte e Nordeste do Brasil.

 

Para saber todo os detalhes do outono de 2021, para cada Região do Brasil, o podcast O Clima entre Nós conversou com os meteorologistas Filipe Pungirum e Ana Clara Marques, da equipe de previsão climática da Climatempo, que fazem um panorama completo do outono. No fim da conversa, você também vai ficar sabendo um pouquinho sobre o inverno de 2021.

 

O podcast O Clima entre Nós está disponível nas principais plataformas de áudio, no Youtube e também no site da Climatempo. Confira!

 

 

 

 

Ouça e leia também:

Supercélulas e Tornados: ventanias destruidoras

 

Fique de olho na temperatura do ar e saiba usar melhor a sua geladeira

 

Como funcionam os seguros contra desastres naturais?

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias