Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Meteorologia das coisas: entenda o clima da sua geladeira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Entenda o clima da sua geladeira

2 min de leitura

Oferecido por

 Como a atmosfera, o nosso corpo e a geladeira são máquinas térmicas que estão em constante troca de energia. O transporte natural é do calor para o frio. O corpo mais quente cede calor para o corpo mais frio.

 

Para conservação dos alimentos existem três formas básicas, digamos três princípios básicos de conservação: frio, sal, e gordura. A temperatura pode alterar o estado das coisas. Pode deteriorar ou preservar os alimentos, por exemplo. 

 

A geladeira é uma forma mecânica de conservação dos alimentos, no caso, através do frio.  Mas o bom funcionamento de uma geladeira depende de como ela se relaciona com a temperatura interna e externa. Ela pode gelar demais ou ficar menos fria do que o necessário para preservar adequadamente os alimentos 

 

Talvez você tenha perdido alimentos dentro da geladeira na onda de calor de setembro/ outubro de 2020, ou mesmo na última semana de janeiro de 2021,  porque não regulou corretamente o termostato da geladeira. Essa regulagem depende do que está acontecendo com a temperatura do ambiente e é fundamental para economizar na conta da energia elétrica.

 

Na Meteorologia das coisas, o podcast O Clima entre Nós conversou com o professor de Física Tarcísio de Carvalho. Ele explica o que a temperatura do ar tem a ver com o bom funcionamento da sua geladeira. 

 

Você encontra este e outros episódios do podcast O Clima entre Nós nas principais plataformas de áudio e também no site da Climatempo.

 

Boa escuta!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias