Queimadas pelo país

02/08/2015 às 15:45
por Bianca Lobo

Oferecimento
Tempo seco favorece o surgimentos de novos focos de queimadas pelo país.

O tempo seco favorece o surgimento de novos focos de queimadas sobre o Brasil. Segundo os dados obtidos por sensores a bordo de satélites entre os anos de 1998 e 2014, os meses de agosto e setembro são, em média, os meses com o maior número de focos ativos no país. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a média de focos ativos em agosto é de 36.650 e em setembro a média chega a 51.395 focos.

 

 

O mapa a seguir mostra a quantidade de dias consecutivos sem chuva acima de 10 mm no Brasil. Como podemos observar, o norte de Goiás, o sul do Tocantins e do Piauí, o oeste da Bahia e o noroeste de Minas Gerais possuem regiões com pelo menos 60 dias nessa condição. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), na cidade de Barreiras não há registro de chuva  desde o dia 15 de maio, em Picos (PI) desde o dia 25 de maio e em Paracatu (MG) e Palmas (TO) não chove desde o dia 30 de maio.

 

 

Uma forte massa de ar seco continua a predominar nos próximos dias e a região central do Brasil segue com sol forte, baixa umidade do ar e sem previsão de chuva pelo menos até o dia 17 de agosto.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%