Fumaça sobre a Indonésia paralisa escolas

07/10/2015 às 22:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
El Niño influencia a esperada chuva da monção

Incêndios florestais de grandes proporções continuam a ser observados no início de outubro de 2015 sobre a região da Indonésia, especialmente no sul de Sumatra. A fumaça tóxica se espalha por toda região tornando o ar irrespirável e causa grande restrição da visibilidade, o que compromete o tráfego aéreo, marítimo e terrestre.

 O fogo vem de queimadas intencionais e de queimadas agrícolas, muitas delas ilegais e feitas com técnicas primitivas, para limpeza do terreno visando o plantio especialmente do óleo de palma e de culturas para a produção de papel.

Nas imagens do satélite Aqua/MODIS em alta resolução, obtidas pela NASA, os pontos vermelhos representam conjuntos de focos de fogo.

 

 

 

Nesta outra imagem, é possível ver a densa camada de fumaça (smoke) que recobre a Indonésia.

 

 

 

A imprensa internacional noticiou no dia 5 de outubro de 2015 que o governo da Malásia ordenou o fechamento de quase 6800 escolas por causa dos níveis extremamente altos de poluição no ar, deixando quase 4 milhões de alunos sem aula.

Cientistas da NASA comparam os incêndios que estão ocorrendo agora na região da Indonésia aos que foram observados em 1997. Há o temor de que a situação no decorrer de 2015 possa ficar até pior do que em 1997. Em 1997/1998 ocorreu o mais forte evento El Niño já medido por técnicas modernas. O El Niño de 2015 é preocupante e está sendo comparado ao de 1997/1998. O aquecimento das águas da região central do oceano Pacífico Equatorial que vem sem sendo observado atualmente está muito semelhante ao de 1997/1998.

Os incêndios florestais do sudeste da Ásia saíram de controle em 1997/1998 e, segundo a agência de notícias France Presse, os prejuízos foram da ordem de nove bilhões de dólares.

 

 

 

Mas qual a relação com o El Niño? Por que preocupa?

Toda a região da Indonésia, Malásia, Sumatra é fortemente influenciada pelo El Niño. O impacto principal é deixar estas regiões mais secas e quentes. A grande esperança para controlar os atuais incêndios está na chuva de monção, que teoricamente deveriam começar em novembro.

 

 

 

 

Mas a chuva virá com a presença do El Niño? Como o El Niño influencia a monção na Indonésia? Confira o comentário da meteorologista Leila Carvalho, da Universidade da Califórnia (EUA), que foi entrevista no Climatemponews em 7 de outubro de 2015.

 

 

 

 

Acompanhe a evolução do fenômeno El Niño

 

O que é a chuva de monção?

 

Monções provocam tragédia na Índia