Chuva para no Rio Grande do Sul

15/10/2015 às 23:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
SC e PR podem ter temporais

Chuva para no RS

A trégua não será grande, mas pelo menos nesta sexta-feira e no fim de semana, a população do Rio Grande do Sul não precisará temer novas tempestades.

As nuvens carregadas que provocam os temporais da noite de quarta-feira, 14, e entre a madrugada e a tarde da quinta-feira, 15 de outubro, já se afastaram do estado. Na imagem de satélite da noite da quinta-feira, as nuvens de chuva forte (manchas em tons de azul e vermelho) aparecem sobre Santa Catarina e Paraná.

 

 

Nesta sexta-feira, o ar frio de uma massa polar começa a influenciar o Rio Grande do Sul. A queda da temperatura e a elevação da pressão atmosférica são dois fatores que vão evitar a formação de nuvens pesadas sobre o estado.

 

Alerta de ressaca no fim de semana

 

A previsão é de que a sexta-feira seja fria e com muitas nuvens, mas pouca ou nenhuma chuva. Porém, ainda podem ocorrer fortes rajadas de vento por causa de um ciclone extratropical que se formou entre o Rio Grande do Sul e o litoral da província de Buenos Aires, na Argentina.

A chuva dará uma trégua aos gaúchos no fim de semana, que deve ser com predomínio de sol. Porém, a Climatempo alerta para uma situação de risco de temporais durante segunda-feira.

 

El Niño

Dezenas de municípios gaúchos estão em situação de emergência por causa dos frequentes temporais que ocorrem desde o inverno. Mas a chuva da primeira quinzena de outubro de 2015 veio de forma violenta demais. Os volumes de chuva extremamente elevados da semana passada fizeram com que o lago Guaíba tivesse sua maior cheia desde 1941. O nível dos rios ainda está e vai continuar muito elevado nos próximos dias. O risco de enchente ainda existe, mesmo sem chuva intensa.

A chuva muito volumosa desde julho é efeito do fenômeno El Niño.

 

 

 

Reportagem especial: Califórnia à espera da chuva do El Niño 2015

 

Acompanhe a evolução do fenômeno El Niño