Frente fria traz mais chuva para o Brasil

28/10/2015 às 15:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/10/2015 às 18:21

Oferecimento
Chuva chega ao norte de MG e à BA

As imagens de satélite desta última semana de outubro de 2015 mostram um Brasil completamente diferente do que se observava até por volta do dia 22. A imagem do dia 22 de outubro mostra um país quase sem nuvens. O predomínio da cor marrom indica a falta de nebulosidade. O tom quase preto representa calor intenso e ar muito seco. As nuvens (manchas vermelhas, azuladas, verdes e amareladas) aparecem concentradas sobre a Região Sul.

A imagem do dia 28 de outubro mostra uma grande quantidade nuvens espalhada sobre as Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A chuva caiu forte entre os dias 27 e 28 de outubro em muitas áreas destas regiões. A nebulosidade diminuiu muito no Sul e o Nordeste ainda tem predomínio de sol forte e tempo seco.

 

 

As áreas de instabilidade que já estão sobre o Brasil vão continuar ativas por vários dias e vão provocar chuvas frequentes, que podem ser fortes. O deslocamento de uma nova frente fria sobre o país durante o último fim de semana de outubro vai aumentar chance de chuva e fazer com que as nuvens carregadas avancem um pouco mais em direção ao norte de Minas Gerais e para a Bahia.

Outra frente fria deve renovar a instabilidade entre os dias 4 e 6 de novembro.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta o deslocamento desta frente fria e analisa a distribuição da chuva sobre o Brasil nos próximos 15 dias.

 

 

 

 

Situação da seca do norte de MG e ES não se resolve nesta primavera