Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva de outubro nas capitais

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva de outubro nas capitais

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A chuva voltou a cair volumosa na última semana de outubro em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, mas isto não foi suficiente para reverter a tendência de seca de outubro.

    A chuva forte que caiu entre os dias 30 e 31 de outubro sobre Palmas, capital do Tocantins e sobre Teresina, capital do Piauí, alterou subitamente a tendência que vinha predominando até o dia 28 de outubro. A chuva acumulada entre estes dois dias fez com que as duas capitais terminassem outubro com chuva um pouco acima da média. Em Porto Alegre, a chuva de outubro de 2015 bateu recorde em 61 anos.

    Outubro termina com chuva abaixo da média histórica em quase todas as capitais brasileiras. Das 27 capitais, apenas 3 chegaram ao fim do mês com chuva acima da média. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume acumulado de 1 a 30 de outubro foi muito superior à média apenas nas capitais do Sul.

     

     

     

     

    Porto Alegre - outubro chuvoso

    Destaque especial para Porto Alegre que acumulou 301,8 mm. Com este volume, outubro de 2015 foi o segundo outubro mais chuvoso na capital gaúcha no período de 1954 a 2015, segundo o levantamento o 8º Distrito de Meteorologia do Inmet. O outubro mais chuvoso neste período foi o de 1966 que teve um acumulado de 303,4 mm.

     

     

     

     

    As maiores deficiências de chuva em outubro foram observadas em Macapá, capital do Amapá e em Fortaleza, capital do Ceará. 

     

      

     Em Macapá, capital do Amapá, outubro é um mês de seca e a ausência de chuva é comum. O Inmet não registrou nenhuma chuva. No Nordeste, de forma geral, outubro é um mês de seca. Em Fortaleza choveu 1,1 mm no fim do mês.

     

      

     

    Nas capitais do Sudeste, em Brasília e em Goiânia, quase toda a chuva acumulada em outubro corresponde ao que choveu na última semana do mês. Em Belo Horizonte choveu 40 mm no começo da noite de 28 de outubro. A pouca chuva de Vitória foi acumulada entre os dias 28 e 30 de outubro.

     

     

     

     

    Inesquecível calor de outubro de 2015

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias