Megh atinge o Iêmen como ciclone tropical

09/11/2015 às 22:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sistema enfraquece rápido na quarta-feira.

Apenas uma semana após ter vivido as chuvas torrenciais e a ventania do poderoso ciclone tropical Chapala, o Iêmen sentir a influência de Megh outro ciclone tropical, tão intenso como anterior.

Megh se originou no mar da Arábia (norte do oceano Índico) no dia 5 de novembro de 2015, enquanto Chapala se dissipava em chuva intensa sobre o Iêmen.

 

 

 

O novo ciclone tropical Megh se intensificou rapidamente e teve um deslocamento também para oeste, muito semelhante ao do ciclone tropical Chapala.

O ciclone tropical Megh passou parte do dia 9 de novembro como um ciclone tropical muito forte, com ventos estimados por satélite entre 115 e 125 km/h, com rajadas de até 135 km/h, segundo o boletim informativo 2100 UTC (19h de Brasília) do Departamento de Meteorologia da Índia.

 

 

 

 

Neste boletim, de acordo com as condições avaliadas às 1800 UTC (16 h de Brasília) de 9 de novembro de 2015, Megh vai enfraquecendo nas próximas 24 horas enquanto entra em território do Iêmen. O sistema deve tocar o solo do Iêmen próximo da localidade de Aden. As imagens de satélite mostraram intensa convecção.

Nesta terça-feira, 10, Megh deve passar de ciclone tropical muito forte para um ciclone tropical forte e na noite do dia 10 já deve ser um apenas um ciclone tropical. Após descarregar sua chuva, no dia 11, Megh deve ser apenas uma baixa pressão simples.

 

 

 

Forte instabilidade na baía de Bengala

 

O oceano Índico tem estado muito agitado. Os meteorologistas indianos monitoram uma forte depressão a sudeste do território da Índia. O centro da baixa pressão estaca com 995 hPa as 18 UTC (16h em Brasília) de 9 novembro de 2015. A previsão é de que este sistema continue com uma depressão.

 

 

 

Relembre o intenso ciclone tropical Chapala

 

Ciclone tropical Chapala avança para o Iêmen

Ciclone Chapala na costa do Iêmen

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%