ASAS atua por alguns dias

07/12/2015 às 22:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a tendência da chuva para 15 dias

Na Climatologia do Brasil, a média de chuva de dezembro é o primeira ou a segunda mais alta do ano para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. O mês começou com o mesmo espírito chuvoso da segunda quinzena de novembro. Em sete dias, chuvas volumosas já ocorreram em muitas áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste.

 

 

A segunda semana do mês começou com temporais no sul da Bahia e também no Acre e em Rondônia. Em Porto Velho, capital de Rondônia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 117 mm de chuva entre 10 horas do dia 6 e 10 horas do dia 7 de dezembro, hora de Brasília. Foi a chuva mais volumosa no país neste período.

Mais uma frente fria atingiu o Espírito Santo levando chuva para o norte mineiro. Até o fim da semana, outra frente fria deve chegar ao litoral da Região Sudeste.

 

 

Porém, importante mudança no padrão de pressão deve ocorrer no início da segunda quinzena de dezembro. O sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) ganha força novamente sobre o Brasil, o que vai alterar condição de chuva.

A ASAS vai atuar por alguns dias reduzindo a frequência da chuva. Isto vai fazer com que o calor aumente. O verão deve começar com as pancadas de chuva, mas com temperaturas mais altas do que as observadas agora. A nova estação começa em 22 de dezembro, às 2h48, pelo horário de Brasília.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim dá um panorama do que deve ocorrer no Brasil em termos de chuva nos próximos 15 dias.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 83%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%