Oferecido por
A última semana do ano de 2015 será marcada por tempo muito instável no litoral norte e leste do Nordeste.
A atuação de dois grandes sistemas meteorológicos responsáveis por provocar chuvas mais generalizadas e significativas na Região, vão influenciar áreas entre o leste do Pernambuco, Rio Grande do Norte e o Ceará entre segunda-feira e quarta-feira. (clique aqui para saber um pouco mais sobre eles).
No mapa a seguir, é possível observar quais áreas serão as mais atingidas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Como é possível verificar, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão devem receber grandes acumulados de chuva nos próximos cinco dias; são esperados - de maneira geral - entre 70 e 100mm de chuva, com picos que podem atingir até 150 mm em alguns municípios. Já no litoral entre o Maranhão e o Piauí, no sertão piauiense e na Bahia, a chuva continua acontecendo de forma bastante irregular.
Caso este cenário se configure ao longo dos próximos dias, algumas Capitais do Nordeste podem fechar o mês de Dezembro com chuvas muito acima da média. No Recife (PE), por exemplo, a média Climatológica é de 65mm, enquanto em Fortaleza (CE) de 49,8mm, em João Pessoa (PB) de 37,4mm e em Natal (RN) de apenas 20,8mm.
Foto tirada pelo usuário Fabio Peyerl, no Recife.