VCAN provoca mais chuva no Nordeste

29/12/2015 às 11:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
João Pessoa registra mais 80 mm/24h

Nuvens muito carregadas cresceram em parte do leste do Nordeste provocando chuva forte em vários locais da Paraíba entre 28 e 29 de dezembro. A capital, João Pessoa, amanheceu a terça-feira com várias ruas alagadas. Pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia, João Pessoa recebeu 84,4 mm de chuva no período entre 8 horas do dia 28 e 8 horas de 29 de dezembro, horário local. Foi a maior chuva em 24 horas no Brasil neste período.

Confira outros volumes de chuva registrados na Paraíba pelo Inmet

 

 

 

 

VCAN

A atuação de um Vórtice Ciclônico em altos níveis (VCAN), região de circulação de ventos no sentido horário a cerca de 10 km de altitude, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentaram a umidade sobre o Nordeste desde o fim de semana e estimularam a formação de nuvens carregadas em vários locais do Nordeste.

 

 

 

Este vórtice vai continuar na costa leste do Nordeste no decorrer da semana, mas perdendo força. Mesmo assim, áreas de instabilidade devem se formar em vários locais de todos os estados do Nordeste. Confira a previsão para o Nordeste para os próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

João Pessoa - PB

24°
min

31°
max

10mm / 60%