BR entra em atenção para a baixa umidade

01/04/2016 às 23:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba como se mede a umidade relativa

Os níveis de umidade do ar tendem a baixar nos próximos dias sobre muitas áreas do Brasil por causa da intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o país.

A diminuição da umidade vai reduzir a quantidade de nuvens e também a chance de chover em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e também do Sul e do Nordeste. Esta mudança no tempo começa a ser sentida neste fim de semana, mas vai a baixa umidade do ar deve se prolongar por toda a próxima semana.

Muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Sul e do Nordeste vão passar vários dias sem chuva, o que vai deixar o ar mais empoeirado, com maior quantidade de partículas prejudiciais à saúde.

 

Se você tem maior sensibilidade para dias com ar seco, já tem problemas como asma, bronquite, rinite, outros transtornos respiratórios, fique atento aos níveis de umidade do ar previstos para a sua cidade. De forma geral, a Organização Mundial da Saúde recomenda que, para um ambiente saudável e confortável para o ser humano, o nível mínimo de umidade no ar não deve ser menor do que 60%. Mas para os próximos dias, a expectativa é de que o nível de umidade do ar fique entre 21% e 30% em muitas áreas do país.

 

Veja algumas dicas para driblar o ar muito seco

 

 

 

A umidade relativa do ar pode ser calculada ou medida diretamente em um instrumento chamado de psicrômetro e também através de um higrógrafo. Veja como se mede a umidade relativa do ar.