Chuva forte em Manaus (AM)

10/04/2016 às 13:48
por Michele Fernandes

Oferecimento
Acumulados chegaram a 60mm

Instabilidades associadas ao ar quente e úmido e à circulação de ventos na atmosfera favoreceram a formação de nuvens muito carregadas que avançaram sobre o leste do Amazonas nesta manhã de domingo. Na imagem de satélite a seguir é possível observar as áreas de instabilidade que passaram sobre Manaus ao longo da manhã deste domingo.

 

 Figura 1: Imagem de satélite realçada das 13h, horário de Brasília.

 

A chuva atingiu a Capital por volta das 8:00h (horário de Brasília) e se estendeu até às 12h. Em alguns momentos, com forte intensidade, raios e trovões. No aeroporto Eduardo Gomes foram registradas rajadas de vento de 50 km/h, enquanto no aeroporto de Ponta Pelada, a velocidade dos ventos chegou a 64 km/h. Neste intervalo de quatro horas, foram acumulados cerca de 60mm na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sendo que em apenas uma única hora (entre 08 e 09h), choveu cerca de 53 mm.

 

Por causa da chuva, a temperatura não subiu muito e está bem amena; às 13h (ou 12h no horário local), fazia apenas 24 graus em Manaus. 

 

Nos próximos dias, o tempo continua ainda bastante instável na Capital e até pelo menos o final da próxima semana, são esperados grandes acumulados de chuva não somente em Manaus, mas em todo o estado do Amazonas.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Manaus - AM

25°
min

29°
max

40mm / 90%