Redemoinho de poeira fora de época no TO

15/04/2016 às 23:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/09/2016 às 20:07

Oferecimento
Calor em Palmas está 3°C acima do normal

Redemoinhos de poeira são fenômenos típicos de dias muito quentes e secos. Eles podem se formar em qualquer lugar, mas são comuns especialmente no Centro-Oeste do Brasil, no interior do Nordeste e também no Tocantins no começo da primavera quando o tempo ainda está seco e o calor já é intenso.

Mas com o abril atípico que está sendo observado no Tocantins, um redemoinho relativamente grande conseguiu se formar em Palmas, capital do estado, na tarde de 14/4/16. As imagens são de Eduardo Silva Reis

 

 

 

Os redemoinhos de poeira ocorrem em dias de forte calor. O grande aquecimento do ar causa uma súbita queda da pressão atmosférica numa região sugando o ar à sua volta para o seu centro. O ar se movimenta no sentido horário ao redor da região onde a pressão do ar está mais baixa. A poeira do local permite visualizar o giro do vento.

 

 

Abril quente em Palmas

Na tarde de 3 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37,4°C em Palmas, a capital do Tocantins. Para abril, esta temperatura é extremamente elevada, pois a média normal de temperatura máxima é de 31,6°C. Só na primeira quinze de abril de 2016, o termômetro atingiu a marca dos 37°C quatro vezes.

A média da temperatura máxima em Palmas em abril está em quase 35°C, cerca de 3°C acima do normal. As pancadas de chuva voltaram a ocorrer nos últimos dias e o total acumulado na primeira quinzena de abril foi de 80 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A média de chuva para este mês é de 100 mm. Porém, a tendência é de que o ar volte a secar. Até próxima terça-feira a maioria as áreas do Tocantins deve ficar sem chuva e com temperatura bastante elevada.

 

 

Confira a previsão de chuva para o Brasil para os próximos 10 dias

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

10mm / 80%