Rajadas de vento de quase 100 km/h no Sul

19/04/2016 às 14:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Entenda porque venta forte mesmo sem chuva

O vento forte chama atenção nesta terça-feira no Sul do Brasil, mesmo sem estar chovendo na maioria das áreas da Região. As nuvens carregadas estão bloqueadas na fronteira com o Uruguai, onde a chuva continua intensa.

 

 

 

No Rio Grande do Sul, uma rajada de vento chegou aos 70 km/h no aeroporto local, por volta das 11 horas. Em Passo Fundo, a tarde começou com ventos constantes de 55 km/h na região do aeroporto. No Paraná, às 13 horas, os aeroportos de Cascavel e o Afonso Pena, em Curitiba registravam vento de 44 km/h e 33 km/h, respectivamente. Já em Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 98 km/h em Bom Jardim da Serra às10 horas.

A intensificação do vento está associada a acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. No mapa, as letras B representam regiões onde se observa valores mínimos de pressão do ar e as letras A indicam os valores máximos de pressão do ar.

 

 

As rajadas de vento persistem em várias áreas do Sul até a noite desta terça-feira, mas o vento diminui de velocidade no decorrer desta quarta-feira com o afastamento do centro de baixa pressão.

Mas a população da Região Sul deve ficar atenta porque outras situações meteorológicas favoráveis a ventos fortes poderão ocorrer durante o feriado prolongado. Na quinta-feira, outra frente fria estará avançando pelo litoral da Região Sul e a pressão atmosférica volta a baixar. Além disso, nuvens carregadas associadas com esta frente fria também podem provocar ventos fortes.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

5mm / 90%