Tchau, calor!

22/04/2016 às 17:00
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/04/2016 às 17:20

Oferecimento
O tórrido abril de 2016 vai terminar gelado

O Brasil está vivendo os últimos dias de um calor histórico para o mês de abril. A maioria das áreas do Sul, do Sudeste do Centro-Oeste e do Tocantins já registraram este mês as mais altas temperaturas para abril em mais de 50 anos.

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a última vez que a temperatura baixou de 30°C na cidade do Rio De Janeiro foi no dia 16 de março. Foi neste dia também a última vez que São Paulo registrou menos do que 27°C.

A média da temperatura máxima de abril na capital paulista está quase 6°C acima do normal. Mas o calor que tem feito em Curitiba é ainda mais impressionante. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a média da temperatura máxima de abril em Curitiba está cerca de 7°C acima do normal e a média das temperaturas mínimas está 6°C acima da média. É o abril mais quente na capital do Paraná em 91 anos de medições meteorológicas. Em Cuiabá, a temperatura no dia 7 de abril chegou aos 38,9°C, a maior para um dia de abril em 104 anos de medições.

Por estas e outras, é tão grande a ansiedade pela queda da temperatura.

 

A frente fria mais esperada do ano

 

Quando vai esfriar?

O calorão está mesmo com as horas contadas. Uma grande e forte massa de ar polar chega ao Brasil na última semana de abril. A temperatura poderá baixar de 0°C no Sul e para menos de 10°C em áreas de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque esta massa de ar polar do fim de abril é tão especial e mostra uma prévia do frio que vem por aí.

Desta vez é frio de verdade, para dar geada, usar bota, cachecol e para esfriar até o Acre! Se você mora em áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia,  comece a pensar nas roupas que você vai usar no fim da semana que vem, pois serão completamente diferentes daquelas que você vinha usando até agora neste tórrido abril.

Pode dar tchau para o calorão!

 

Confira o aviso de mudança drástica do tempo na última semana de abril

 

 

 

Por que esta massa polar é tão especial?

 

 

 

Tchau, calor!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

35°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%