Macapá teve madrugada mais quente do ano

13/07/2016 às 19:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
AC e RO podem ter nova friagem

Macapá teve madrugada mais quente do ano

 

A madrugada desta quarta-feira, 13 de julho, foi a mais quente do ano até agora em Macapá, capital do Amapá. A temperatura mínima foi de 26,7°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 26,3°C, em 16 de abril.

 

O estado do Amapá, como toda a porção norte da Região Norte, já está entrando no período de seca. Os eventos de chuva ainda estão regulares apenas em Roraima e no noroeste do Amazonas, regiões que ainda têm chuva frequente em julho.

Na maioria das áreas da Região Norte, já predominam as condições de ar seco, sol forte e calor acima de 34°C à tarde.

 

 

 

Excesso de calor em Palmas

Palmas, capital do Tocantins, vem sendo um dos lugares mais quentes do Brasil desde o início de julho. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o recorde de calor no país ocorreu em Palmas em 8 dias este mês.

Embora seja comum fazer calor em julho no Tocantins, a temperatura em Palmas tem estado muito acima do normal. A média normal da temperatura máxima para julho fica em torno dos 32°C, mas a média das máximas ocorridas de 1 a 13 de julho de 2016 está em torno dos 37°C, 5°C acima do normal.

 

 

 

Friagem à vista para AC e RO

 

A população do Acre e de Rondônia deve ficar atenta com a mudança da temperatura na próxima semana. O ar polar chega com força ao Brasil novamente e é possível que chegue estes estados provocando uma brusca queda da temperatura.

Os ventos frios polares devem começar a entrar no sul de Rondônia durante a noite do sábado, 16 de julho, avançando sobre o Acre a partir do dia 17. Mas esta friagem não deve ser duradoura e nem intensa como a que ocorreu no fim de abril.

 

Relembre como foi a friagem no fim de abril

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

20mm / 67%

Macapá - AP

26°
min

30°
max

20mm / 67%