Tocantins e Pará terão mais chuva

26/09/2016 às 12:00
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Grandes volumes poderão ser acumulados

Grandes áreas de instabilidade continuam crescendo sobre o Tocantins e o Pará neste início de semana. A presença de mais uma frente fria no litoral da Bahia juntamente com o ar quente e úmido da Região Norte, ajuda a organizar mais áreas de instabilidade. As nuvens tendem a ficar mais carregadas e são esperados grandes volumes de chuva especialmente sobre o Tocantins e o Pará pelo menos até a quinta-feira (29) que vem.   

 

No fim de semana, o Tocantins e o Pará já tiveram chuva volumosa. Neste domingo (26), Conceição do Araguaia, no Pará acumulou 61 mm de chuva em apenas três horas, entre meio dia e 15 horas, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Confira os maiores acumulados de chuva que ocorreram na Região Norte entre o domingo e a manhã desta segunda-feira (26): 

 

Em Palmas, a chuva acumulada em setembro já está quatro vezes maior do que a média histórica do mês. O INMET registrou 75,1 mm em 25 dias, sendo que a média mensal é de aproximadamente 19 mm.


Os outros estados do Norte também terão pancadas de chuva no decorrer da semana. A maior quantidade de chuva deve cair sobre o Amazonas e o oeste do Acre, além do Pará e o Tocantins. Já o Amapá pode esperar por pouca chuva. Veja os acumulados de chuva estimados até o final de setembro na Região Norte: 



Quer saber qual será a tendência da primavera 2016 para a Região Norte? Confira!


 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 90%