Pode chover forte no Tocantins

27/09/2016 às 21:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais chuva também no AC e RO

Os primeiros dias da primavera de 2016 estão sendo marcados por chuva frequente e volumosa no sul da Região Norte do Brasil. A presença de frentes frias sobre a Bahia tem colaborado para aumentar e manter a formação de nuvens carregadas em particular sobre o Tocantins e no sudeste do Pará.

Entre a manhã do dia 26 e a manhã de 27 de setembro, Eirunepé, no sul do Amazonas, acumulou 60,2 mm de chuva, o maior valor no Brasil no período de 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Na tarde desta terça-feira, 27, Pedro Afonso, no Tocantins, acumulou quase 30 mm em apenas duas horas de chuva.

 

Em Palmas, capital do Tocantins, já choveu quatro vezes mais do que o normal em setembro. O acumulado de chuva em 27 dias foi de aproximadamente  79,0 mm.

 

 

Mais chuva

Nuvens carregadas voltam a crescer por quase todo o Norte do Brasil nesta quarta-feira. A maioria das áreas do Amapá passam o dia com sol forte e tempo seco e o norte do Pará tem pouca chuva. Mas isto normal, pois esta época é de seca nestas regiões.

Com a frente fria no litoral da Bahia, as áreas de instabilidade sobre o Tocantins e o sudeste do Pará ficam mais ativas e há condições para novos temporais no decorrer desta quarta-feira.

As pancadas de chuva continuam sobre quase todo o Norte do Brasil nos próximos dias.

 

Confira a previsão climática para a Região Norte para a primavera de 2016

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

22°
min

33°
max

0mm / 0%