Previsão para o domingo de eleições

28/10/2016 às 16:40
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/10/2016 às 16:54

Oferecimento
18 capitais fazem o segundo turno

No domingo, 30 de outubro, acontece o segundo turno das eleições para prefeito. O primeiro turno ocorreu no dia 2 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores de 55 municípios brasileiros voltam às urnas para a segunda votação para a escolha de prefeitos.

São Paulo é o estado com maior número de municípios que vão fazer a votação em segundo turno para a eleger os novos prefeitos. São 14 municípios paulistas no total. O Rio De Janeiro vem em segundo lugar com 6 municípios.

 

 

Dezoito, das 27 capitais brasileiras terão o segundo turno. São Paulo, Salvador, João Pessoa, Natal, Teresina, Boa Vista, Rio Branco, Palmas e Brasília são as outras 9 capitais que decidiram seus novos prefeitos no primeiro turno e não terão que fazer a votação no domingo.

 

 

 

 

No primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, o tempo não causou transtornos. Para o segundo turno, apesar da previsão de pancadas de chuva para muitas áreas do centro-norte do país, de um modo geral o tempo também não deve causar problemas para os eleitores.

 

Confira a previsão para o fim de semana de eleições no Brasil.

 

Região Sul

O sol predomina no fim de semana em todo o Sul do Brasil. Não há previsão de chuva, mas quem for viajar para votar deve ter maior atenção nas estradas, especialmente nos trechos de serra, por causa do nevoeiro. A visibilidade pode ficar bastante prejudicada na madrugada e começo da manhã.

A chuva não será problema no Sul, mas muita gente vai enrolar para sair de cama de manhã por causa do frio. Pode gear nas serras gaúcha e catarinense e há risco de ressaca nas praias no fim de semana.

 

As três capitais do Sul vão ter segundo turno.

Não há expectativa de chuva para nenhuma delas, mas o domingo amanhece frio. O sol vai predominar em Porto Alegre (RS) e em Curitiba (PR), mas pode ocorrer nevoeiro de manhã. Muito sol em Florianópolis (SC) e o mar vai baixando.

 

Região Sudeste

O fim de semana de eleições será com temperatura amena e muitas nuvens e sol fraco no Sul de Minas Gerais e na Zona da Mata Mineira e também na Grande São Paulo. O sol predomina no fim de semana sobre o centro-oeste e o norte de São Paulo e no Triângulo Mineiro, mas a tarde do domingo (30), poder terminar em pancadas de chuva na divisa de São Paulo com o Triângulo Mineiro.

 

As capitais Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) terão segundo turno no domingo 30 de outubro. Não há expectativa de chuva para o dia de eleições, mas as três capitais terão um dia com muitas nuvens, períodos com sol e temperatura amena, para os padrões de outubro. 

Alerta de ressaca no litoral do Sudeste no fim de semana.

 

Região Nordeste

A presença de uma frente fria no sul de Bahia provoca muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no sul e oeste da Bahia, no extremo sul do Piauí e no centro-sul do Maranhão. Nas outras áreas do Nordeste, o sol forte vai predominar no fim de semana, mas no domingo (30), pode chover rapidamente no litoral do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas e também na região de Salvador.

Os eleitores de Aracaju, Maceió, Recife, Fortaleza e São Luís voltam às urnas no domingo, 30 de outubro, para o segundo turno das eleições para prefeito de suas cidades. 

Em São Luís (MA) e Aracaju (SE), a previsão é de um domingo quente, com sol forte o dia todo e alguma nebulosidade, mas sem risco de chuva.

Para Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza )CE), a previsão é de um domingo com sol, mas com possibilidade de chuva passageira. A chuva pode ocorrer a qualquer hora, mas não deve atrapalhar a movimentação dos eleitores.

 

Região Centro-Oeste

A maioria das áreas do Centro-Oeste terá um fim de semana com muitas nuvens, ar abafado e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte na região do Distrito Federal e no norte de Goiás.

O fim de semana de eleições será com predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso. A madrugada do sábado será com temperatura amena, mas volta a fazer calor a partir da tarde. As cidades do sul de Goiás passam o sábado com muito sol, mas as pancadas de chuva voltam a ocorrer na tarde e noite do domingo.

 

As capitais Cuiabá, Campo Grande e Goiânia fazem o segundo turno para eleger seus novos prefeitos.

Cuiabá (MT) terá predomínio de sol no domingo e apesar do aumento da nebulosidade à tarde, a chance de chover é pequena. Faz calor o dia todo. Em Campo Grande (MS), a previsão é de um domingo com muito sol e calor. Algumas nuvens crescem à tarde, mas não chove.

Já em Goiânia (GO), o domingo de eleições será marcado por muitas nuvens e pode chover várias vezes no decorrer do dia com moderada a forte intensidade. Há risco de queda de raios em alguns momentos.

 

Região Norte

O fim de semana de eleições será com muito sol, calor e pouca chuva no Acre, em Rondônia e no centro-sul do Amazonas. Não deve chover no Acre, mas algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde no norte de Rondônia e no centro-sul do Amazonas. No Amapá, o fim de semana será com sol e previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite somente no sábado.

 

O norte do Amazonas, Roraima, o Pará e o Tocantins passam o fim de semana com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes que pode vir com raios e com forte intensidade, principalmente à tarde e à noite.

 

As capitais Porto Velho (RO), Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP) terão o segundo turno das eleições 2016. 

Em Macapá (AP), a previsão é de um domingo com sol e calor, aumento de nebulosidade durante o dia, mas sem chuva. Já em Belém (PA) e em Porto Velho (RO), o domingo de eleições será com sol, aumento de nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Mas a chuva não deve se prolongar por muitas horas.

Em Manaus (AM), o domingo será marcado por muitas nuvens e abafamento. Pode chover várias vezes. Há risco de raios e de chuva moderada a forte. 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

23°
min

32°
max

20mm / 90%

Cuiabá - MT

23°
min

33°
max

20mm / 67%