Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Japão desativa alerta de tsunami

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Japão desativa alerta de tsunami

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A Agência Meteorológica do Japão desativou alerta de tsunami às 12h50 desta terça-feira, 22, hora do Japão, 23h50 do dia 21 (segunda), hora de Brasília. O alerta foi emitido no começo da noite do dia 21 de novembro (fim da madrugada do dia 22 no Japão), após um terremoto de magnitude 7,4.

     

    A maior onda foi de 1,4 metros na região de Sendai, onde o evento começou às 7h09 e terminou às 8h03 de 22 de novembro, pelo horário do Japão.

     

     

    Confira a altura das ondas observadas

     

     

     

    A tabela mostra o histórico de alertas emitido pela Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) no dia 22/11/2016.

     

     

     

    Alerta de tsunami no Japão

    A Agência Meteorológica do Japão (JMA,na sigla em inglês) emitiu um alerta de tsunami para a região onde está a usina nuclear de Fukushima às 5h59 do dia 22 de novembro, hora local, 18h59 de 21 de novembro, segunda-feira, em Brasília, por causa de um forte terremoto de magnitude 7,3 na escala Richter. O epicentro do terremoto ocorreu a 30 km de profundidade localizado na latitude 37,3°N e longitude 141,6°L, próxima da região de Fukushima.

     

     

    A ordem foi de evacuação imediata. Outras áreas da costa leste do Japão também receberam alerta, mas com nível menor de perigo do que o emitido para a região mais próxima de Fukushima, que fica na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

    A Agência Meteorológica do Japão prevê que a onda de tsunami alcance de 1 a 3 metros.

    O mapa da JMA mostra as regiões em alerta. O "x" mostra o local do epicentro do terremoto.

     

     

    No mapa do serviço geológico dos Estados Unidos (U.S.Geological Survey)  é possível ver o ponto do tremo de magnitude 6,9 (em azul) localizado sobre o mar, a 37 km a leste-sudeste de Namie, na costa leste do Japão e a uma profundidade de 11,4 km. As outras marcações (círculos em laranja) indicam tremores menores, secundários.

     

     

     

    O Japão está dentro das áreas do planeta sujeitas a terremotos, pois se localiza numa região de junção de placas tectônicas. Diversos tremores ocorrem frequentemente no país e às vezes alguns são violentos provocando muita destruição.

    Em 11 de março de 2011 um grande tsunami atingiu a usina nuclear de Fukushima, após um terremoto de magnitude 9,0

     

     

     

    Tsunami meteorológico

    O alerta emitido nesta segunda-feira no Japão foi para o risco de um tsunami de origem geológica.

    Recentemente, o litoral sul de Santa Catarina experimentou o que se chama um "tsunami meteorológico", que tem origem em perturbações da pressão atmosférica sobre a superfície do mar por causa da passagem de forte instabilidade atmosférica.

    Entenda a diferença entre o tsunami geológico, o tsunami meteorológico e um swell.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias