Duas frentes frias para o RJ

02/01/2017 às 10:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Veja o que esperar do tempo nesta semana

O excesso de calor vem incomodando cariocas e fluminenses. As poucas pancadas de chuva que ocorreram nos últimos dias de 2016 não deram conta de aliviar o calorão. Na cidade do Rio de Janeiro, a menor temperatura máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia desde o dia 26 de dezembro de 2016 foi de 34,6°C, no dia 29 de dezembro. A temperatura chegou aos 40°C no dia 27 de dezembro passado e aos 39,8°C no primeiro dia de 2017.

 

Pancadas de chuva

O sol apareceu forte logo cedo em todas as regiões do estado do Rio e as praias lotam novamente na manhã desta segunda-feira. As condições para pancadas de chuva são um pouco maiores à tarde e em parte da noite por causa do calor intenso e da aproximação de uma frente fria. A chuva vem a partir do meio da tarde, com raios e rajadas de vento. Pode chover forte em diversos locais do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, mas a chuva não se prolonga por muitas horas.

 

Acompanhe a chuva pelo RadarRJ - Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro

 

 

Duas frentes frias

Duas frentes frias chegam ao litoral do Rio de Janeiro nesta primeira semana de 2017 e vão causar mudanças no tempo importantes. O ar frio polar que vem com estas frentes frias não é forte, mas o aumento da nebulosidade e da frequencia das pancadas de chuva vão começar a baixar as temperaturas. Isto não significa que a semana será fresquinha. O calor continua e a sensação de abafamento será constante, mas os termômetros vão começar a marcar valores um pouco menos elevados do que nos últimos dias.

 

Eles podem matar: raios de primavera e de verão

 

Risco de temporais

O risco de temporais no estado do Rio é maior nesta primeira semana de 2017 por causa do calor e da passagem das duas frentes frias.

A primeira frente fria avança pelo litoral de São Paulo e nesta terça-feira passa pelo litoral centro-sul do estado do Rio já com tendência a se afastar para alto-mar.

A segunda frente fria, um pouco mais forte, está prevista para chegar ao litoral do Rio de Janeiro na sexta-feira, 6 de janeiro. Entre uma e outra, a umidade no ar elevada e a grande quantidade de calor armazenado na atmosfera facilitam a ocorrência das pancadas de chuva típicas de dias quentes.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

32°
max

5mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09