Calor aumenta no Sudeste e Sul

14/02/2017 às 16:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ASAS bloqueia ar polar

Fevereiro é mês de calor

Fevereiro é um mês que integra o trimestre mais quente do ano nos estados do Sul e do Sudeste. Para o Sul, na média, os meses mais quentes são dezembro, janeiro e fevereiro. No Sudeste, o trimestre mais quente é composto pelos meses de janeiro, fevereiro e março, como mostra o mapa de Climatologia do trimestre mais quente de cada região do país feito pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Fazer calor é fevereiro é comum nos estados do Sul e do Sudeste, mas quando temos um período prolongado com pouca nebulosidade e pouca chuva nesta época, o número de horas de sol forte aumenta e naturalmente o ar fica mais quente. Chuva e nebulosidade são importantes reguladores da temperatura.

Se temos vários dias consecutivos com pouca chuva, pouca nebulosidade e sem influência de ar polar, então o potencial para aquecimento do ar é ainda maior. A chuva esfria o ar momentaneamente, mas uma massa de ar polar moderada no verão pode evitar que a temperatura alcance valores extremos por vários dias.

 

 

 

Entenda o que é a sensação térmica

 

Bloqueio da ASAS

Quem mora nos estados do Sul e do Sudeste e não se dá bem com o calor, vai

reclamar muito do tempo durante a segunda quinzena de fevereiro. Os dias de calor excessivo estão apenas começando.

 

A forte influência do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) sobre o Brasil vai causar um bloqueio atmosférico mantendo as frentes frias e suas massas polares retidas no extremo sul da Argentina durante quase toda a segunda quinzena de fevereiro de 2017. A ASAS naturalmente reduz a nebulosidade e a chuva. A ausência de ar polar vai ter um papel importante para manter o ar quente.

 

 

 

Massas polares fortes podem chegar ao Brasil durante o verão, até para provocar geada nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e isto já ocorreu algumas vezes. Mas as simulações atmosféricas feitas em supercomputadores indicam a possibilidade da entrada de uma massa de ar polar moderada no sul da Argentina só no dia 27 de fevereiro, com chance de trazer um ar polar fraco para a Região Sul no dia 28 de fevereiro.

 

Confira mais informações no vídeo.