Céu de São Paulo mostra mudança no tempo

22/02/2017 às 14:52
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/02/2017 às 23:09

Oferecimento
Entenda o que está acontecendo com os ventos

Era só olhar para o céu que dava para ver a mudança nas condições atmosféricas que estavam ocorrendo na região da Grande São Paulo.

Ao contrário do céu azul ou das nuvens pequenas e ralas que predominaram por 14 dias, o céu da cidade de São Paulo voltou a ficar cheio de grandes nuvens no começo da tarde do dia 22 de fevereiro de 2017.

A imagem deste céu com muitas nuvens cumulos revela o enfraquecimento do forte e grande sistema de alta pressão atmosférica que vinha predominando sobre São Paulo. A alta pressão estava impedindo o crescimento das nuvens e a ocorrência da chuva. Estas nuvens cumulos são chamadas de nuvens convectivas e são o começo das nuvens de chuva.

 

Veja como se formam as nuvens convectivas

 

 

Acompanhe as áreas de chuva sobre a Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

Veja mais explicações no vídeo

 

 

 

Alta pressão x baixa pressão

Áreas de alta e baixa pressão atmosférica são observadas todos os dias na atmosfera de todo o planeta. A alta pressão reduz a umidade, dificulta a formação e o crescimento das nuvens que podem provocar chuva.

A baixa pressão faz o contrário: força a concentração de umidade e o movimento do ar de baixo para cima, que é o movimento necessário para o crescimento das nuvens. A baixa pressão favorece a chuva. 

Saiba mais sobre altas e baixas pressões atmosféricas

 

Nos próximos dias, sem a influência de alta pressão, grandes nuvens voltam a crescer sobre a Grande de São Paulo trazendo as pancadas de chuva com raios.

Veja como vai ficar a tempo em São Paulo

 

Confira o balanço do temporal na Grande SP em 22/2/17

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

27°
max

15mm / 67%