Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Madrugada com chuva volumosa no RS

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Madrugada com chuva volumosa no RS

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    5 min de leitura

    Oferecido por

    Áreas de instabilidade associadas a uma frente fria já provocaram chuva muito volumosa sobre o Rio Grande do Sul. Os maiores volumes de chuva acumulados no Brasil, entre a manhã do dia 9 e a manhã de 10 de março foram no Rio Grande do Sul, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. Em São Luiz Gonzaga choveu mais de 90 mm.

     

     

     

     

    Ainda chove até a noite por quase todo o estado e já risco de chuva volumosa. O sul do Rio Grande do Sul já está fora do perigo de tempestades, mas Grande Porto Alegre ainda pode ter chuvas e ventos fortes até a noite.

     

     

    Ventania

     As rajadas de vento continuam intensas no Sul nesta sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 99 km/h às 7h na região do Morro da Igreja, em Bom Jesus da Serra, na serra catarinense, e de 84 km/h em Cruz Alta, no planalto gaúcho, à meia-noite à 1h da madrugada. No Paraná, uma rajada chegou aos 74 km/h em Paranapoema às 7h.

     

    Madrugada chuvosa no RS

    Conforme do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado de chuva já chega a 80 mm em Caçapava do Sul desde às 14h da quinta-feira até às 2h desta madrugada de sexta-feira.

    Em São Vicente do Sul, o acumulado de chuva desde às 19h da quinta-feira até às 2h já chega a 69 mm.

    Em São Borja, entre 21h da quinta-feira até 2h desta sexta-feira já choveu em torno de 75 mm.

    Em Tupanciretã, o acumulado no mesmo período já chega a 67 mm.

     

     

    A sexta-feira é de alerta para temporais em várias áreas do Sul do Brasil, mas principalmente para o Rio Grande do Sul, que já teve ventania e chuva intensa nesta quinta-feira.

    Nuvens muito carregadas continuam se espalhando sobre parte da Região Sul por causa do deslocamento de uma frente fria do litoral gaúcho para o litoral catarinense, e da presença de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

     

     

     

     

    Todo o estado do Rio Grande do Sul permanece em alerta para tempestades nesta sexta-feira, 10 de março. A chuva intensa e volumosa pode causar estragos e provocar alagamentos. Além disso, há risco de rajadas de vento muito fortes, que podem se aproximar de 90 km/h, especialmente em locais elevados.

    Nesta quinta-feira, as rajadas passaram de 90km/h no Rio Grande do Sul. Por causa do relevo, a região serrana catarinense teve rajadas de 100 km/h.

     

     

     

    A previsão é de um dia com nuvens densas e chuva forte, que pode ocorrer também na região da Grande Porto Alegre. Há risco de granizo. Mas na fronteira com o Uruguai, a chuva vai parando já durante a tarde, depois dos temporais da quinta-feira.

     

     

     

    Pode chover e ventar forte também nesta sexta-feira no oeste e sul de Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná, região de Foz do Iguaçu.

    Veja as enormes nuvens em forma de arco ("nuvem tabuleiro") que se formaram no Uruguai e na região de Pelotas, no sul gaúcho.

     

    Nova frente fria no fim de semana

    O risco de temporais diminui bastante no Sul no sábado, 11 de março, mas as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e em parte da noite, especialmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pouca chuva é esperada sobre o Paraná, onde a forte atuação de um sistema de alta pressão atmosférica dificulta a formação das nuvens de temporal.

    Mas no domingo, toda Região Sul volta a ficar em alerta para tempestades. 

    Outra frente fria entra forte no Sul do Brasil passando sobre o Rio Grande do Sul e já atingindo também Santa Catarina. As tempestades podem ocorrer nos três estados do Sul, mas novamente os maiores volumes de chuva e a situação de tempo mais severo devem ser observados especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

    Esta segunda frente fria vem trazendo uma massa de ar polar moderada que vai refrescar o Sul do Brasil no começo da próxima semana.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias