Dia Meteorológico Mundial - 23 de março

22/03/2017 às 22:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/03/2017 às 11:03

Oferecimento
Entendendo as nuvens

No dia 23 de março, a comunidade meteorológica mundial comemora o "Dia Meteorológico Mundial". A data foi criada em 1950 para celebrar a consolidação da Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization, WMO, em inglês), que é um órgão internacional ligado à ONU - Organização das Nações Unidas. A WMO tem sede em Genebra, na Suíça, e atualmente conta com 191 membros. O Brasil é filiado desde 15 de março de 1950.

Todos os anos, a WMO propõe um tema para ser discutido pela comunidade meteorológica mundial e que também seja de interesse para a sociedade em geral. Para 2017, o tema escolhido foi "Entendendo as nuvens".

 

 

 

 

Nas palavras do senhor Petteri Taalas, Secretário Geral da WMO: " Se quisermos prever o tempo, devemos entender as nuvens. Para modelar o sistema climático, devemos entender as nuvens. E se quisermos prever a disponibilidade de recursos hídricos, devemos entender as nuvens".

 

Para comemorar o Dia Meteorológico Mundial" de 2017, a WMO lançou a nova versão do Atlas Internacional de Nuvens, referência mundial para a observação e identificação de nuvens, pela primeira vez em formato digital.

O novo Atlas combina a tradição do século XIX com a tecnologia do século XXI, reunindo centenas de imagens enviadas por meteorologistas, fotógrafos e amantes das nuvens em todo o mundo.

 

 

 

 

A versão 2017 do Atlas Internacional de Nuvens apresenta novas espécies e categorias de nuvens como a volutus, ou nuvem enrolada, que tem a aparência de um largo tubo girando em um eixo horizontal, nuvens geradas por atividades humanas como o contrail, que são rastros de vapor que ocasionalmente aparecem na passagem de aeronaves, e também as nuvens asperitas (ou asperatus), espetaculares e impressionantes camadas de nuvens onduladas. As nuvens fluctus, mais conhecidas como "onda de Kelvin-Helmholz" também estão catalogadas na nova versão do Atlas Internacional de Nuvens.

O Atlas contém ainda fotos e definições de muitos e importantes fenômenos meteorológicos como o arco-íris, os halos, a neve e o granizo.

 

Explore o Atlas Internacional de Nuvens da WMO 

 

 

 

 

Por que é preciso entender as nuvens?

As nuvens surgem pelo processo de condensação do vapor de água. Ter ou não nuvens no céu depende, entre outros fatores, da quantidade de umidade que existe no ar, da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, da pressão atmosférica. Se não há nuvens, não há chuva, não há neve.

De certa forma, as nuvens são o fechamento do ciclo hidrológico natural que nos dá a chuva, a neve, o gelo. É a água da chuva e do derretimento da neve e do gelo que garante a reposição das reservas de água doce que sustentam a vida no planeta.

As nuvens podem ser entendidas também como a materialização dos complexos processos térmicos e dinâmicos que ocorrem diariamente na atmosfera.

 

Você já viu uma nuvem rara?

 

Que nuvem você seria?

Certamente você já se encantou com algumas nuvens, já teve medo de algumas, já fotografou outras. Mas você já pensou em ser uma nuvem? E se você cansasse de ser humano e quisesse virar nuvem?

Que nuvem você seria?

 

Faça o teste elaborado pelo MetOffice, que é o serviço meteorológico oficial da Inglaterra e descubra a nuvem que existe em você!

 

 

 

 

Fantásticas nuvens cariocas

 

Este outro infográfico elaborado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) e adaptado pela Climatempo, vai ajudar você a identificar as nuvens.

 

 

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio