Costa norte do Nordeste com chuva forte

24/03/2017 às 12:05
por Maria Clara Machado

Atualizado 24/03/2017 às 13:03

Oferecimento
Mais instabilidade no fim de semana

Áreas de instabilidade associadas a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuam espalhadas pela costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a semana foi marcada por chuva. Fortaleza teve uma madrugada e uma manhã de sexta-feira (24) com mais chuva e o tempo continua instável no decorrer do dia. A mesma situação em Natal e em São Luís, que voltaram a ter chuva na madrugada. 


Chuva atinge a média em Fortaleza

A imagem de satélite mostra as nuvens carregadas e há risco de mais chuva com moderada a forte intensidade por todo o centro-norte da Região, entre os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e até no interior da Paraíba. O município de São Gonçalo, no interior da Paraíba acumulou 30,8 mm só entre às 2hs e 8hs desta sexta, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  


Maiores volumes de chuva em 24 horas

Muitas cidades e até capitais registraram volumes de chuva acima dos 20 mm entre às 9 horas de quinta e às 9 horas desta sexta-feira, pelas medições do INMET. O maior volume aconteceu em Esperantina (PI) com acumulado de 57,8 mm. Sobral (CE) registrou 33 mm. Fortaleza (CE) teve 27 mm e Natal (RN) teve 26 mm, no mesmo período.  

 

Fim de semana com mais chuva forte 

A notícia é boa para o fim de semana, pois a população pode esperar por mais chuva nos próximos dias. As áreas de instabilidade ainda vão atuar sobre toda a costa norte do Nordeste favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. O interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba também poderão ter pancadas de chuva beneficiando os agricultores.  

Ainda no começo da semana que vem, na segunda-feira (27), há expectativa de grandes volumes de chuva em especial para o litoral do Rio Grande do Norte.

 

Confira os volumes de chuva estimados para todo o Nordeste até o dia 29 de março:

 

Veja também:

Agroclima: Colheita da cana avança no campo

Salvador teve bastante chuva essa semana

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

32°
max

12mm / 60%

Fortaleza - CE

24°
min

30°
max

12mm / 60%