Nuvens com formas estranhas

28/03/2017 às 23:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Conheça a nuvem fluctus

Olhar para o céu e observar as nuvens tentando achar formas parecidas com algum objeto ou mesmo com a forma de animais, rostos de pessoas, é um passatempo comum.

Sua forma, cor, tamanho, densidade, a hora que se formam também revelam para o meteorologista as características da atmosfera. Um céu azul o dia todo é a maior prova de uma atmosfera seca.

Os tons de cinza dão uma ideia da quantidade de água que tem dentro da nuvem. Certamente você já se viu diante de uma nuvem preta e pensou: "lá vem temporal". Quanto mais escuro o cinza, mais água!

 

Conheça os 10 tipos básicos de nuvens 

 

Algumas vezes as nuvens assumem formas tão estranhas ou formam desenhos tão perfeitos, que parecem que foram feitos por um artista, um hábil pintor. O tipo de relevo e os ventos em diversos níveis da atmosfera são bons "desenhistas" na atmosfera.

A explicação para as formas de algumas nuvens pode ser bastante complexa. Na costa oeste do México, sobre o Oceano Pacífico, há uma ilha vulcânica chamada Guadalupe. Por causa dela, e de outros detalhes, algumas vezes as nuvens podem se organizar na forma especial como aparece na imagem de satélite abaixo. As nuvens formaram um desenho que obedeceu a regra do "vórtice de von Karman". Parecem caracóis ligados, ou espirais.

 

 

 

 

Você já viu uma nuvem rara?

 

Tem também as nuvens que parecem uma série de ondas do mar. Elas parecem a crista da onda! A formação ondulada obedece a regra da "Instabilidade de Kelvin-Helmholtz". O nome vem dos cientistas Lord Kelvin e Hermann von Helmholtz que explicaram esta formação que aparece também na atmosfera de Júpiter e de Saturno.  

 

 

 

 

Esta forma ondulada de nuvem recentemente recebeu o nome de "fluctus" e foi catalogada na nova edição do Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês). A ondulação de Kelvin-Helmholtz pode se formar com vários tipos de nuvens.

 

 

Nuvem fluctus fotografada em agosto de 2016, em Guarulhos, em São Paulo

 

 

 

Londrina, no Paraná, em maio de 2015

 

 

 

Nuvem fluctus fotografada na cidade de São Paulo, em julho de 2015

 

 

 

 

Saiba mais sobre como identificar nuvens 

 

Veja a explicação do meteorologista César Soares.  

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%