Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestade alaga Manaus (AM)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Várias áreas de Manaus, a capital do Amazonas, amanheceram alagadas. A água também invadiu algumas casas. E para complicar ainda mais a vida a população, para esta quarta-feira, 5, já havia uma paralisação programada do fornecimento de água para 70 áreas de Manaus, para uma manutenção preventiva na subestação de 69 kV do Complexo Pontal do Ismael, na zona sul de Manaus, que deve se estender por todo o dia.

 

Mais de 100mm em 6h

O volume de chuva que caiu sobre o Manaus, em poucas horas, foi extremamente elevado e causaria grandes alagamentos na maioria dos centros urbanos. A chuva intensa começou no início da madrugada e se estendeu pelas primeiras horas da manhã.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 6 horas, entre 2h e 8h (hora de Brasília) choveu 121,0 mm. Já o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 120,4 mm também em 6 horas, no mesmo período, na região do Igarapé do Mindu.

 

Mais chuva

As imagens de satélite mostram nuvens carregadas exatamente sobre Manaus. A instabilidade persiste pelo menos em parte da tarde e mais chuva deve cair sobre a capital do Amazonas e sobre o nordeste do estado. Em Itacoatiara choveu 63,4 mm entre 3h e 8h, pelo horário de Brasília.

As áreas de instabilidade também atuam fortes sobre a parte centro-oeste do Pará e no litoral do Amapá. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 93,0 mm sobre Itaituba entre 1h e 8h, hora de Brasília. No Oiapoque (AP) choveu 55,4 mm entre 1h e 8h, também pelo horário de Brasília.

 

 

 

 

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - está bastante ativa sobre o Norte do Brasil, o que é comum nesta época, e vai manter condições para muita chuva nos próximos 5 dias por quase toda a Região Norte do Brasil.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias