Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recorde de frio em Brasília e em Goiânia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A madrugada de 10 de maio foi a mais fria deste ano até agora em Brasília e também em Goiânia.

 

Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 13,4°C em Brasília. O recorde anterior era 15,0°C no dia 6 de maio. Para um dia de maio, a madrugada desta quarta-feira foi a mais fria em 3 anos, desde 2011, quando a temperatura mínima baixou para 11,6°C em 19/5/2011. Em 2016, a menor temperatura em Brasília foi 9,9°C, no dia 18 de junho.

 

 

Goiânia

O novo recorde de frio para 2017 em Goiânia foi estabelecido com a temperatura mínima de 15,0°C. O recorde anterior era 17,6°C em 24 de abril. Em 2016, a menor temperatura em Goiânia foi 12,0°C em 18 de julho. Para maio, a madrugada desta quarta-feira foi a mais fria em Goiânia desde 2014, quando ocorre a temperatura mínima de 12,8°C em 28/5/2014.

 

Subsidência do ar deixa Região Centro-Oeste em alerta por causa do ar seco

 

 

 

 

Frio de subsidência

acentuada queda da temperatura que ocorreu na madrugada de 10 de maio sobre o estado de Goiás e sobre o Distrito Federal não foi provocada por entrada de ar polar. O resfriamento está relacionado com uma forte subsidência do ar provocada pela intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica.

A subsidência reduz a umidade no ar e a nebulosidade. Quando o céu fica com poucas nuvens durante a noite, a perda de calor é maior, o que aumenta o resfriamento natural do ar.

 

As noites com poucas nuvens são mais frescas do que a noites com muitas nuvens. Entenda como isto acontece.

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias