Centro-Oeste e Sudeste em alerta para o ar seco

10/05/2017 às 17:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade do ar ficou abaixo de 15% em Goiânia

O nível de umidade no ar vem diminuindo no Centro-Oeste desde o início da semana. A região de Goiânia ficou numa "situação de alerta" na tarde desta quarta-feira com umidade relativa do ar abaixo de 15%.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 17% de umidade relativa no ar (ura) em Goiânia entre 14h e 15h desta quarta-feira, 10, mas no aeroporto local, a ura baixou para 13% às 16h . O aeroporto de Anápolis registrou 18% entre 13h e 14h. A região de Silvânia atingiu a marca de 18% entre 12h e 13h, a pela medição do INMET.

Outras áreas goianas e de Minas Gerais próximas da divisa com Goiás registravam níveis de umidade entre 21% e 30% no início da tarde desta quarta-feira, que já indicam uma "situação de atenção" para o ar seco. Nas duas situações, atenção e alerta, os níveis de umidade estavam muito abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a saúde humana que é de 60%.

 

 

 

 

 

Alta pressão atmosférica

A queda do nível de umidade do ar no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil está relacionada com a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica (circulação anticiclônica) sobre o interior do Brasil.

 

 

 

 

 

A previsão é que nesta quinta-feira, 11 de maio, o centro deste sistema de alta pressão atmosférica, região de maior subsidência, fique na região entre Goiás e São Paulo. Na sexta-feira, este centro se desloca para norte e passa sobre o Distrito Federal, o norte de Goiás e de Minas Gerais e já estará influenciando também o oeste da Bahia. A passagem do centro da alta pressão sobre uma região deixa o ar mais seco. Assim, até a tarde da sexta-feira, 12 de maio, várias áreas de Goiás, do leste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, oeste e norte de Minas Gerais, do sul do Tocantins e do oeste da Bahia podem ficar algumas horas nas situações de atenção e de alerta por causa do ar muito seco.

 

Na Região Centro-Oeste, pode chover em Mato Grosso do Sul. Para a Região Sudeste só há previsão de alguma chuva para áreas próximas ao mar.

 

 

 

 

Alta pressão e subsidência do ar

A circulação das altas pressões atmosféricas sempre causa a subsidência do ar que reduz a umidade do ar. Com menos umidade disponível no ar, menos nuvens se formam e a possibilidade de chover também diminui.

Saiba mais sobre os efeitos da subsidência do ar

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

5mm / 90%