Chuva e vento frio derrubam a temperatura em Salvador

12/05/2017 às 21:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco ganha força sobre o Nordeste

Chuva e vento frio derrubam a temperatura em Salvador. Tempo seca na maior parte do Nordeste nos próximos dias, mas ainda pode chover forte em alguns estados.

 

 

Salvador registra menor temperatura do ano

A madrugada de 12 de maio foi a mais fria deste ano até agora em Salvador. Chuva, muitas nuvens e o vento frio derrubaram a temperatura.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,2°C de temperatura mínima na estação meteorológica do bairro de Ondina. O recorde anterior era 21,4°C, no dia 4 de abril.

 

Uma frente fria passou pelo litoral da Bahia com fraca intensidade e não provocou grandes mudanças no tempo. Quase todo o estado continuou ensolarado e seco na sexta-feira, 12 de maio. Mas a intensificação dos ventos marítimos no litoral da Bahia forçou um acúmulo de umidade e as nuvens de chuva se formaram em vários locais do litoral baiano. Choveu fraco na região de Porto Seguro, Ilhéus e de Caravelas, mas em Salvador a chuva caiu de forma moderada. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,4 mm entre 5h da madrugada e 15h de 12 de maio. Assim, a chuva, excesso fim de nuvens e também o vento frio de origem polar que soprou o dia todo sobre Salvador reduziram a temperatura. Além da madrugada mais fria do ano até agora, a tarde da sexta-feira foi a segunda mais fria em Salvador, com temperatura máxima de 26,1°C. O recorde de tarde mais fria de 2017, com a menor temperatura máxima foi no dia 5 de maio, com máxima de 25,1°C.

  

 

 

 

Acompanhe a nebulosidade sobre o Nordeste pelas imagens de satélite

 

 Tempo seca no Nordeste

A semana termina com ar seco e pouca chuva sobre o Nordeste, depois de vários eventos de chuva forte e volumosa observados inclusive em capitais como João Pessoa e Natal.

Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre o Nordeste no fim de semana reduzindo a disponibilidade de umidade no ar. O ar fica mais seco e por isso menos nuvens se formam e as condições para chuva também diminuem. O Maranhão e o norte do Piauí ainda podem ter chuva moderada a forte e com raios no fim de semana. Pancadas de chuva fracas a moderadas e com curta duração podem ocorrer em toda a faixa litorânea.

Veja como fica a previsão para a Região Nordeste para os próximos dias

 

Entenda porque a chuva diminui no Nordeste o fim de semana

 

 

 

 

Análise da chuva no Brasil até 27 de maio

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

31°
max

0mm / 0%

João Pessoa - PB

23°
min

30°
max

6mm / 90%