Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva da segunda quinzena de maio pode surpreender

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A chuva da segunda quinzena de maio pode surpreender, mas especialmente sobre o Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, que já sentem a redução da frequencia e do volume de chuva comuns no período de estiagem.

 

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil, a influência de áreas de baixas pressões atmosféricas continentais e a passagem de frentes frias vão estimular a distribuição do ar úmido do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste. A maior disponibilidade de umidade no ar vai facilitar a formação de nuvens de chuva sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste. A chuva da segunda quinzena de maio não será generalizada sobre estas Regiões, mas deve ser mais frequente do que normalmente se observa em maio.

As médias de chuva para maio já são baixas sobre o Sudeste e do Centro-Oeste, mas por causa da situação atípica esperada para os próximos dias, várias áreas das duas Regiões poderão acumular mais chuva do que a média para o mês. Os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul devem receber grandes volumes de chuva.

 

Confira a análise da distribuição da chuva sobre o Brasil até o dia 27 de maio

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias