Entenda a ventania no Sul do BR em 8 de junho

08/06/2017 às 16:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Vento enfraquece nesta e frio aumenta nesta sexta-feira

Várias regiões do Sul do Brasil voltaram a sofrer com a chuva forte na quinta-feira, 8 de junho, mas desta vez a chuva veio também com ventania. Rajadas de vento extremamente fortes, acima dos 100 km/h, ocorreram no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, até 15 horas, foi de 138 km/h em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja) e 132 km/h em Soledade, no Rio Grande do Sul. O Paraná já tinha rajadas entre 70 km/h e 80 km/h até 15 horas. A rajada de vento mais intensa havia ocorrido em Planalto, com 77 km/h, em Marechal Cândido Rondon com 76 km/h.

Mesmo sem chuva, muitas áreas da Região Sul passaram o dia 8 de junho com frequentes rajadas de vento, com moderada a forte intensidade, até 60 km/h. Em Porto Alegre, as rajadas chegaram aos 70 km/h na região do aeroporto internacional Salgado Filho. Em Curitiba, o INMET registrou rajada de até 63 km/h, até 15 horas.

 

Para esta sexta-feira, 9 de junho, a previsão é de que ainda vente forte sobre a Região Sul do Brasil, mas as rajadas devem ser menos intensas. Nas áreas montanhosas ainda podem ocorrer rajadas em torno dos 100 km/h, mas de forma geral, as rajadas fortes devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. O vento diminui nesta sexta-feira também nas capitais. No fim de semana, o frio será muito intenso, mas com ventos fracos. Pode gear em Curitiba.

 

Geada no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste

 

Por que ventou tanto no Sul?

A ventania no Sul do Brasil no dia 8 de junho está relacionada com o deslocamento de uma forte frente fria sobre o Sul do Brasil. Esta frente fria veio associada a uma massa de ar polar muito forte e também gerou a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Na animação de imagens de satélite, as camadas de nuvens nesta região giram no sentido horário acompanhando o movimento de ventos do ciclone extratropical. Este sistema ser organiza complemente até a madrugada da sexta-feira, 9 de junho, e depois se afasta do Brasil indo para alto mar.

 

 

 

 

 

Entenda porque ventou tanto no Sul do Brasil no dia 8 de junho de 2017.

 

 

 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS


min

20°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

18°
max

0mm / 0%