Geada nos próximos dias no Sul, em MS, SP e MG

07/06/2017 às 23:39
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/06/2017 às 00:20

Oferecimento
Frio é mais intenso no fim de semana

Uma forte queda da temperatura está sendo prevista para o período de 9 a 13 de junho de 2017, com a passagem de uma intensa massa de ar de origem polar sobre o Brasil. A expectativa é que o resfriamento seja mais acentuado do que aquele que ocorreu no fim de abril, quando foram observadas as primeiras temperaturas abaixo de zero no país, e também do fim de maio.

 

 

A queda da temperatura começou a ocorrer  em 8 de junho sobre parte do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul, mas de forma suave. É no decorrer do dia 9 e principalmente no fim de semana, 10 e 11 de junho, que o país deve experimentar o frio mais intenso desta massa de ar polar. A temperatura volta a ficar abaixo de zero e a geada deve ser ampla, até de forte intensidade,  em várias áreas do Sul do Brasil. Desta vez, a geada também poderá se formar com moderada intensidade sobre o norte do Paraná e não se descarta algum dano nos cafezais.

No Centro-Oeste, o resfriamento será bastante acentuado no centro-sul de Mato Grosso do Sul e há risco de geada.

O frio intenso desta massa polar também será sentido na Região Sudeste e há condições para geada no sul e sudoeste de São Paulo nos dias 10 e 11 de junho. A Mantiqueira, o Sul de Minas e a região do Parque Nacional do Itatiaia, no sul do estado do Rio De Janeiro, também estão nas áreas de risco de geada nestes dias

Confira as áreas sujeitas a geada nos próximos dias

 

 

 

 

Há um ano

Em 2016, nesta mesma época, entre 10 e 13 de junho, o Brasil sentia os efeitos de uma massa de ar polar fortíssima. Foi tão forte que geou até na cidade de São Paulo. No dia 10 de junho de 2016, São Paulo bateu o recorde de frio para junho em 22 anos. Geou no norte de São Paulo. A quantidade de geada que se formou no Sul de Minas foi impressionante. O gelo cobriu o Sul do Brasil .

Relembre algumas matérias que saíram no site da Climatempo

 

 

10/06/2016 - São Paulo tem frio mais intenso para junho em 22 anos: 5,5°C

 

13/6/2016 - Frio histórico em São Paulo

 

14/6/16 - Geadas do Sul

 

15/06/2016 - Sul de Minas congelado

 

 

Ar polar continental

Esta nova massa de ar polar que ingressa no Brasil nos próximos dias terá características continentais, da mesma forma como ocorreu com as fortes massas polares do fim de abril e do fim de maio deste ano. Isto significa que o ar polar entra no país pelo interior do continente, sem se misturar com a umidade marítima. O centro da massa polar (região mais fria) é levado por uma circulação de ventos especial para a região entre o norte da Argentina, o sul da Bolívia e o Paraguai e depois avança sobre o Brasil. Nesta situação, o centro da massa polar passa sobre o interior do país, o que causa um resfriamento muito mais intenso, prolongado e abrangente.

 

Noites longas

Outro fator que vai colaborar para manter o frio e as condições para geada é a noite longa, pois já estamos próximos do solstício de inverno que ocorre no dia 21 de junho, à 1h24, pelo horário de Brasil. É nesta época do ano, alguns dias antes e alguns dias depois do solstício de inverno que temos o maior número de horas de noite, ou as noites mais longas do ano e os dias mais curtos.

 

Forte frente fria avança sobre o Brasil

 

  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%