Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Onde pode nevar no BR no dia 17 de julho?

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Onde pode nevar no BR no dia 17 de julho?

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC

    6 min de leitura

    Oferecido por

    Atualizado às 17h00 do dia 15 de julho de 2017

     

    Ao longo da semana simulações atmosféricas específicas para neve feitas por supercomputadores indicaram a possibilidade de nevar no Sul do Brasil na próxima segunda-feira, 17 de julho. A possibilidade de nevar está sendo considerada por causa de uma massa de ar de origem polar extremamente forte que avança sobre o centro-sul da América do Sul nos próximos dias.

     

    No decorrer da semana, a área com chance de neve aumentou e está sendo indicada não apenas para cidades catarinenses onde o fenômeno costuma ocorrer, como São Joaquim, Urubici e Urupema, mas também para cidades de menor altitude da serra e do planalto gaúcho e das regiões de planalto no sul e no norte de Santa Catarina. A chance de nevar em cidades como Palmas e União da Vitória, no sul do Paraná não pode ser completamente descartada. Além da neve há chance também de fenômenos como chuva congelada e sincelo.

     

    Confira o mapa da possibilidade de neve no Sul do Brasil para 17 de julho de 2017

     

     

     

     

    Onda de frio de 17 de julho deve ser a mais forte de 2017

     

     

    Só um dia de neve

    A chance de nevar é apenas para o dia 17 de julho de 2017. O fenômeno pode começar já pela manhã, mas as condições são maiores durante a tarde e à noite, a medida que a atmosfera vai ficando cada vez mais gelada. Não há condições para nevar no dia 16 porque o ar ainda não estará suficientemente frio e nem úmido sobre o Sul do Brasil para que haja a formação de nebulosidade e de cristais de gelo.

    O dia 17 é "o" dia da neve porque é neste dia que o centro da forte massa de ar de origem polar estará no norte da Argentina, e começa a injetar o frio intenso sobre o Sul do Brasil, e é quando teremos muita umidade na Região. Não basta estar muito frio. É preciso ter umidade para formar as nuvens.

    O centro de uma massa polar é a região mais fria. No dia 17, o frio intenso será a bola na marca do pênalti, o Sul do Brasil o gol e o goleiro estará fora da sua posição para tentar a defesa. No dia 18 de julho, a bola entra com tudo e mais 100 sobre o Sul do Brasil. Frio indefensável, que vai fazer a Região Sul congelar! No dia 18 teremos geada forte e temperaturas negativas no Sul e não mais as condições para nevar.

     

     

     

    Neve na província de Buenos Aires

    Antes de chegar ao Brasil, esta forte onda de frio põe a maioria das áreas da Argentina dentro do freezer. No dia 16 de julho e na madrugada de 17 de julho, o ar gélido estará passando sobre a província de Buenos Aires e entra também sobre o Uruguai. O serviço nacional de meteorologia da Argentina emitiu na sexta-feira, 14, um aviso especial alertando para a possibilidade de nevar em áreas mais elevadas da província de Buenos Aires que ficam no sul/sudoeste da região. A região da cidade de Buenos Aires não deve ter condições para neve. 

     

    Para o Uruguai, as simulações atmosféricas específicas para neve indicam a possibilidade de ocorrência do fenômeno entre a madrugada e manhã do dia 17 de julho.

     

     

    Foto: Mycchel Hudsonn Legnaghi - Agência São Joaquim Online, São Joaquim/SC

    Neve em Santiago, capital chilena, registra neve histórica

    A massa de ar polar já mudou o tempo no Chile. Nevou em áreas de Santiago onde não se via a mais de 40 anos. A última vez que o fenômeno foi registrado na comuna de Maipú, uma das 32 comunas que compõe a cidade de Santiago, havia sido em 21 de julho de 1971.  A imprensa local afirma que não ocorria um fenômeno dessa magnitude há 10 anos.

     

    Mas o espetáculo também trouxe problemas para o país. Segundo a empresa de distribuição de energia que atende o Chile, 202.00 pessoas estão sem luz por causa da neve.

     

    #fotografeotempo

    Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

    Participe!

    seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

    Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

     

    Notícias - informações importantes do tempo e do clima

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias