Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que acontece no BR depois do frio intenso?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Meire Godoi, Pedreira/SP - por do sol em 13/7/17

3 min de leitura

Oferecido por

A forte e grande massa de ar polar que provocou temperaturas negativas, muita geada e neve no Brasil no começo da segunda quinzena de julho, já dava sinais de enfraquecimento sobre o país na tarde do dia 20. As temperaturas estavam de 4°C a 7°C mais elevadas, em média, do que na tarde anterior.

 

Outro fato que chamava a atenção na tarde do dia 20 era a baixa umidade do ar. Às 16 horas (Brasília), pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, níveis de umidade do ar de 20% a 25% podiam ser observados em todas as Regiões do país: 18% em Alto Paraíso de Goiás (GO), 18% em Paranã (TO), 20% em São Joaquim (SC), 22% em Mocambinho (MG), 21% em Ibotirama (BA).

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

É isto que acontece depois que uma massa de ar polar passa sobre um lugar: o ar seca. O ar polar é naturalmente seco e um dos efeitos da passagem massas de ar frio, além da queda da temperatura, é a redução dos níveis de umidade do ar. A consequência imediata do ar mais seco é a diminuição da possibilidade de chuva.

 

 

Foto: Meire Godoi, Pedreira/SP - por do sol em 13/7/17

 

Secura e estiagem

Depois do frio intenso, quase todo o Brasil fica ensolarado, mais seco e sem condições para chuva por vários dias consecutivos. Mas isto é muito comum nesta época do ano. O Brasil vive o tempo de estiagem do inverno.

A secura do ar vai incomodar muita gente, pois os níveis de umidade do ar podem baixar dos 20% nos próximos dias em áreas de todas as Regiões do país. O ideal para a saúde do ser humano é que o nível de umidade não fique abaixo dos 60%, pela recomendação da organização mundial da saúde.

A próxima frente fria com força para causar mudanças relevantes no tempo no país é esperada só para o começo de agosto.

 

Confira a tendência da chuva sobre o Brasil para 15 dias, até 4 de agosto de 2017.

 

 

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias