1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Calor aumenta no interior do país nos próximos dias
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no interior do país nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O grande sistema de alta pressão atmosférica que está no sul do Oceano Atlântico tem influenciado boa parte do Brasil nos últimos dias. O vento úmido e frio deste sistema espalhou muitas nuvens e baixou a temperatura por praticamente toda a faixa leste do Nordeste e também no ES, leste e norte de MG e até mesmo no DF e em áreas do leste e norte de GO. 

 

Mas nos próximos dias esse sistema de alta pressão deve se deslocar um pouco mais para alto-mar, diminuindo sua influência sobre o continente. Na faixa litorânea entre Rio Grande do Norte e Bahia o tempo ainda permanece bastante instável ao longo desta semana, com chuva a qualquer hora. No entanto, o Espírito Santo já perceberá uma nítida diminuição das instabilidades e o sol volta a predominar em todo o estado. Entre o norte e o leste de MG a nebulosidade diminui e as temperaturas voltam a subir.

 

Além do afastamento da alta pressão ao longo da semana, teremos também a chegada de uma nova frente fria ao Sul do Brasil, que deve comprimir sobre a região central do país a forte e ampla massa de ar seco que cobra boa parte do território nacional. Com isso espera-se aumento gradativo das temperaturas em áreas de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, norte de Minas Gerais e oeste da Bahia, inclusive com marcas que devem se aproximar dos 40°C na segunda metade da semana.

 

Em Goiânia (GO), onde a temperatura máxima não passou dos 25°C neste domingo (30), a expectativa é que chegue a 31°C na próxima sexta-feira (4). Brasília (DF), que teve máxima de apenas 22°C no domingo, deve ir a 29°C na sexta.

 

No norte de Minas, Januária, que registrou 28°C neste domingo, vai enfrentar um calorão de 33°C no dia 4. No oeste da Bahia, a cidade de Barreiras que hoje já teve 30°C, na sexta deve chegar aos 35°C. 

 

Mas o calor mais intenso promete ser observado no Tocantins. A capital Palmas que hoje já registrou 34°C de máxima, deve ir a 38°C na sexta-feira. E em algumas cidades do interior pode chegar até a 39°C, como em Rio Sono. 

Porém, isso tudo é normal para agosto. Todas essas regiões costumam registrar as maiores temperaturas do ano entre a segunda metade do inverno e o começo da primavera, de agosto a dezembro. E isso se deve à combinação de aumento da radiação nesta época do ano, com a ausência de chuvas, que só costumam retornar com regularidade no fim do segundo semestre. 

O mapa abaixo mostra a chuva prevista no Brasil durante essa semana (de segunda/31 a sexta-feira/04). A região central do país deve continuar sem chuva e a umidade relativa do ar abaixo dos 30% durante os horários mais quentes do dia.



Chuva prevista durante a semana (31/07 - 04/08)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias