Calor chega a 42°C no Norte do BR e Manaus bate recorde

04/08/2017 às 21:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva atípica pode ocorrer a partir da tarde do domingo

O calor intenso voltou a ser destaque no Norte do Brasil na tarde de 4 de agosto. A temperatura superou os 40°C no Pará e Manaus, capital do Amazonas, bateu o recorde de calor para este ano. Palmas, capital do Tocantins, pode ter batido o recorde de calor pelo segundo dia consecutivo.

 

O fim de semana promete ser bastante quente no Norte do Brasil, porém uma situação atípica pode ocorrer nos próximos dias e aliviar o calor. É possível que ocorram algumas pancadas de chuva nas tardes do domingo, da segunda e da terça-feira nestas áreas muito quentes. Uma mudança na circulação dos ventos deve aumentar a umidade, o que facilita a formação de nebulosidade. Porém, se ocorrer a chuva, será para poucas áreas.

 

 

 

 

Recorde de calor em Manaus

A tarde de 4 de agosto foi a mais quente do ano até agora em Manaus. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,3°C na leitura da temperatura feita às 15 horas, pelo horário de Brasília. Este valor poderá ser ajustado para mais na leitura oficial da temperatura máxima que será feita às 00 UTC, 21 horas em Brasília.

 

Mais de 40°C no Pará

O calor aumentou no Pará. Temperaturas acima dos 40°C voltaram a ser registradas, porém mais elevadas ainda. O aeroporto de Jacareacanga registrou 42°C na tarde de 4 de agosto e 41°C no dia anterior. Conceição do Araguaia repetiu os 41°C do dia 3. Além do calor extremo, o ar ficou extremamente seco. Os dois locais registraram apenas 19% de umidade no ar.

 

Palmas pode ter recorde de calor

Palmas, a capital do Tocantins teve outro dia tórrido na sexta-feira, 4 de agosto. A temperatura máxima chegou aos 38,1°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, mas este valor poderá aumentar na leitura oficial da temperatura máxima feita às 00 UTC, 21 horas em Brasília. É possível que o recorde de 38,2°C registrado no dia 3 de agosto seja superado.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

21°
min

34°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

16°
min

27°
max

8mm / 80%