Noites frias no início da semana

01/10/2017 às 18:05
por Bruno Maon

Oferecimento
A temperatura vai diminuir no Centro-Sul do país

A primavera, estação que marca a transição do inverno seco e de temperaturas mais baixas para o verão úmido e quente que predomina no Centro-Sul do Brasil, é sempre de muitos contrastes. Nos últimos dias já pudemos observar o retorno das chuvas à várias regiões que estavam sendo afetadas pela estiagem, mostrando que o verão se aproxima. No entanto, nos próximos dias, o inverno vai nos lembrar que ainda não foi embora definitivamente.


A formação e o deslocamento de uma intensa frente fria, que já está provocando temporais neste domingo em parte do Centro-Sul do país, deve provocar mais chuva amanhã (02) entre São Paulo, Rio De Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. 

Nas capitais paulista e fluminense, como a chuva só chega à noite, a segunda-feira ainda será de muito abafamento. O vento soprando de norte deve trazer ar muito aquecido do interior do país e a sensação de calor vai predominar ao longo do dia nas duas capitais. Em São Paulo a máxima prevista é de 27°C e no Rio de Janeiro a temperatura chega aos 38°C. A mesma situação será observada nas outras áreas do leste de São Paulo, em todo o estado do Rio de Janeiro e também no sul de Minas. 

 

Já no oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás, o tempo mais fechado desde cedo deixa o dia com temperaturas mais amenas. Pode chover logo pela manhã nessas áreas, e não se descarta o risco de temporais. Com a entrada do sistema de alta pressão de origem polar ao longo do dia, a tendência é que a chuva diminua a partir da tarde nessas regiões e a temperatura vai caindo até atingir a mínima da segunda-feira durante a noite.

 

A terça-feira (03) amanhece fria em todo o Sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul e no interior de São Paulo. Dentre as capitais, as mínimas previstas são de 10°C em Curitiba, 11°C em Porto Alegre, 13°C em Campo Grande e 14°C em Florianópolis. Pelo interior, mínimas de 7°C em Passo Fundo/RS, 8°C em Chapecó/SC, 10°C em Ponta Porã/MS, 11°C em Londrina/PR e 13°C em Presidente Prudente/SP. Na cidade de São Paulo a mínima ocorre à noite, com 16°C. A mesma situação do Rio de Janeiro, que tem mínima prevista de 18°C no fim do dia. Em Cuiabá mínima prevista de apenas 19°C, bem abaixo da média para essa época do ano na cidade.

Com o sistema de alta pressão atuando sobre o Centro-Sul do país, não há mais condições de chuva nos três estados do Sul e em Mato Grosso do Sul. As instabilidades ficarão mais concentradas a norte, entre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No leste de São Paulo chove apenas pela manhã. No interior paulista o dia já será de tempo firme. As temperatura ficam agradáveis durante à tarde, mas volta a esfriar à noite.

O céu mais limpo favorece uma queda maior de temperatura, e o amanhecer de quarta-feira ainda será de frio no Centro-Sul (figura abaixo). Mínima de 14°C em São Paulo e de 9°C em Curitiba. Há previsão de nevoeiro na faixa leste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O sol predomina durante o dia e não chove no Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo. A chuva fica concentrada no Espírito Santo e leste de Minas Gerais. O calor retorna a partir de quinta-feira.

br_tmin4
Mapa de temperaturas mínimas previstas para a próxima quarta-feira (04), mostrando o amanhecer frio no Sul, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%