Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva para em Minas Gerais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Terezinha Lima, São Lourenço (MG)

4 min de leitura

Oferecido por

As áreas de instabilidade se dissiparam sobre quase todo o estado de Minas Gerais, depois de provocarem novos temporais na tarde e noite de ontem em algumas áreas de do estado.

 

Belo Horizonte ainda tinha muitas nuvens no fim da manhã desta quinta-feira, mas não há expectativa de chuva para ao restante do dia. Na região da Zona da Mata Mineira, do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, o dia também segue com muita nebulosidade, com aberturas de sol e possibilidade e algum chuvisco. A região de Pará de Minas tinha sol, depois da tempestade de ontem, a segunda esta semana.

 

Mas é o sol forte predomina nesta quinta-feira sobre a maioria das áreas de mineiras. O Triângulo Mineiro tem muito sol e poderá ter pancadas de chuva no fim da tarde e em parte da noite, mas que não devem ser intensas e não vão se prolongar por muitas horas.

Não há previsão de chuva para o Sul de Minas e nem para área do Noroeste e Norte mineiros.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 4 e 9 horas de 5 de outubro choveu 43,8 mm em Conceição do Mato Dentro. Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período. Em São Romão choveu 22,2 mm, o quarto maior volume no país entre os dias 4 e 5 de outubro.

 

Dias com pouca chuva

A maioria das áreas de Minas Gerais vai passar os próximos 7 ou 10 dias com tempo seco, com predomínio de sol e sem condições para a chuva. Além disso, as tardes serão quentes e com baixa umidade do ar.

No próximo fim de semana, uma frente fria passará pelo litoral de São Paulo e pelo sul do Rio De Janeiro, mas não terá força para causar mudanças no tempo em Minas Gerais. Para a tarde e noite do domingo e da segunda-feira há previsão de poucas pancadas de chuva em áreas do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira.

 

Confira a previsão para  Minas Gerais para os próximos 5 dias

 

Grande BH

A região da Grande Belo Horizonte volta a ficar com tempo seco nos próximos dias. Não há expectativa de chuva pelo menos até o feriado de 12 de outubro. Até lá, as noites ficam até frescas, mas tardes serão quentes.

A deficiência de chuva em Belo Horizonte este ano ainda é muito grande. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 de janeiro até 9 horas da manhã de 5 de outubro, a estação meteorológica do bairro de Santo Agostinho acumulou aproximadamente 551 mm de chuva, o que corresponde pouco menos de 40% da média anual. O problema não foi a falta de chuva no outono/inverno, que são estações tradicionalmente de pouca chuva na região de Belo Horizonte. Foi a chuva do verão 2016/2017 que não caiu em quantidade.

 

 

Chuva provoca mortes

O período de chuvoso em Minas Gerais acabou de começar e já fez vítimas fatais. A Defesa Civil do estado confirmou na quarta-feira, 4, três mortes por causa da chuva, uma na região de Belo Horizonte e duas na região de Uberaba, no Triângulo Mineiro. As mortes em Uberaba foram causadas por raios.

 

 

 

Foto de Terezinha Lima, São Lourenço (MG)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias