Chuva para em Minas Gerais

05/10/2017 às 13:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
MG já tem vítimas fatais por causa da chuva do começo da primavera

As áreas de instabilidade se dissiparam sobre quase todo o estado de Minas Gerais, depois de provocarem novos temporais na tarde e noite de ontem em algumas áreas de do estado.

 

Belo Horizonte ainda tinha muitas nuvens no fim da manhã desta quinta-feira, mas não há expectativa de chuva para ao restante do dia. Na região da Zona da Mata Mineira, do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, o dia também segue com muita nebulosidade, com aberturas de sol e possibilidade e algum chuvisco. A região de Pará de Minas tinha sol, depois da tempestade de ontem, a segunda esta semana.

 

Mas é o sol forte predomina nesta quinta-feira sobre a maioria das áreas de mineiras. O Triângulo Mineiro tem muito sol e poderá ter pancadas de chuva no fim da tarde e em parte da noite, mas que não devem ser intensas e não vão se prolongar por muitas horas.

Não há previsão de chuva para o Sul de Minas e nem para área do Noroeste e Norte mineiros.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 4 e 9 horas de 5 de outubro choveu 43,8 mm em Conceição do Mato Dentro. Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período. Em São Romão choveu 22,2 mm, o quarto maior volume no país entre os dias 4 e 5 de outubro.

 

Dias com pouca chuva

A maioria das áreas de Minas Gerais vai passar os próximos 7 ou 10 dias com tempo seco, com predomínio de sol e sem condições para a chuva. Além disso, as tardes serão quentes e com baixa umidade do ar.

No próximo fim de semana, uma frente fria passará pelo litoral de São Paulo e pelo sul do Rio De Janeiro, mas não terá força para causar mudanças no tempo em Minas Gerais. Para a tarde e noite do domingo e da segunda-feira há previsão de poucas pancadas de chuva em áreas do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira.

 

Confira a previsão para  Minas Gerais para os próximos 5 dias

 

Grande BH

A região da Grande Belo Horizonte volta a ficar com tempo seco nos próximos dias. Não há expectativa de chuva pelo menos até o feriado de 12 de outubro. Até lá, as noites ficam até frescas, mas tardes serão quentes.

A deficiência de chuva em Belo Horizonte este ano ainda é muito grande. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 de janeiro até 9 horas da manhã de 5 de outubro, a estação meteorológica do bairro de Santo Agostinho acumulou aproximadamente 551 mm de chuva, o que corresponde pouco menos de 40% da média anual. O problema não foi a falta de chuva no outono/inverno, que são estações tradicionalmente de pouca chuva na região de Belo Horizonte. Foi a chuva do verão 2016/2017 que não caiu em quantidade.

 

 

Chuva provoca mortes

O período de chuvoso em Minas Gerais acabou de começar e já fez vítimas fatais. A Defesa Civil do estado confirmou na quarta-feira, 4, três mortes por causa da chuva, uma na região de Belo Horizonte e duas na região de Uberaba, no Triângulo Mineiro. As mortes em Uberaba foram causadas por raios.

 

 

 

Foto de Terezinha Lima, São Lourenço (MG)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

10°
min

19°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

26°
max

15mm / 60%