Previsão para noite de Lua cheia

05/10/2017 às 18:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/05/2021 às 13:43

Oferecimento
Saiba porque 2018 será um ano com Luas cheias muito especiais

A Lua ficou cheia, com 100% do disco lunar iluminado, às 15h40 (Brasília) de 5 de outubro. A noite desta quinta-feira é de Lua cheia, a primeira Lua cheia da primavera de 2017.

 

Não teremos uma super lua, nem uma blue moon e nem uma micro lua, só mais uma enorme, linda e iluminada Lua cheia, o que já é um bom motivo para olhar para o céu à noite, para fazer uma caminhada noturna com a luz da Lua.

 

Mas o melhor de tudo é que as áreas de instabilidade sobre o Brasil enfraqueceram bastante e assim, a nebulosidade e as condições para chuva na noite desta quinta-feira diminuíram muito.

A previsão é de uma noite com tempo firme, sem chuva por quase todo o Brasil, o que vai permitir a visualização da Lua cheia em quase todas as áreas do país. O risco de chuva nesta noite é alto no Amazonas, em Roraima, no Espírito Santo, no sul da Bahia e na fronteira com o Uruguai.

As áreas de chuva que se formaram à tarde no Pará, em Mato Grosso, Goiás, no leste de Mato Grosso do Sul no norte de SP e no Triângulo Mineiro vão perdendo força e não devem persistir durante toda a noite desta quinta-feira. Com um pouco de paciência e persistência, vai dar para ver a luona sim! 

Algumas nuvens podem aparecer no céu noturno, mas na maior parte do país elas não vão impedir a observação da Lua cheia.

A maior parte da Região Sul tem uma noite com muitas nuvens altas, que podem deixar a Lua cheia opaca, meio escondida, com o disco lunar pouco definido. Mas estas nuvens também poderão dar ao Sul do Brasil o privilégio da formação de um halo lunar. O halo lunar se forma da mesma forma que o halo solar, mas é luz da Lua que interage com os cristais de gelo das nuvens cirrustratos. O halo lunar só acontece com a Lua cheia é mais difícil de ocorrer e de fotografar. Será que você consegue?

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia e da sua noite

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

Luas cheias especiais em 2018

A Lua cheia de 5 de outubro será uma bela Lua cheia, mas uma Lua cheia simples. Este ano não teremos blue moon, mas em compensação no ano em 2018 teremos duas blue moon.

O que é uma blue moon?

A definição mais usada de blue moon é aquela que diz que, a Lua cheia é uma blue moon quando for a segunda lua cheia dentro do mesmo mês do calendário. Em janeiro de 2018 teremos Lua cheia no dias 8 e 31. Em março de 2018 teremos Lua cheia nos dias 9 e 31. Então, pela definição mais aceita, as Luas cheias de 31 de janeiro e de 31 de março serão as segundas Luas cheias destes meses e, portanto, serão blue moon.

 

Eclipses lunares em 2018

Para deixar as Luas cheias de 2018 ainda mais especiais teremos dois eclipses lunares totais.

 

O primeiro acontece no dia 31 de janeiro de 2018 e será um eclipse total lunar de uma Lua cheia blue moon, isto é, da segunda lua cheia de janeiro de 2018.

 

Esquema de visibilidade do eclipse lunar total de 31/01/2018

 

 

O segundo eclipse lunar total de 2018 será entre de 27 para 28 de julho de 2018, mas será com uma Lua cheia simples.

 

Esquema de visibilidade do Eclipse lunar total de 27-28/07/2018

 

O eclipse lunar do dia 31/1/2018 praticamente não será visível na América do Sul. Pequenas porções do Peru, todo Equador, parte da Colômbia e da Venezuela poderá ver um eclipse parcial.

 

no eclipse dos dias 27-28/07/2018, toda a América do Sul poderá ver, mas só uma parte do eclipse total lunar. Mas dentro da América do Sul, os estados do Sul, do Sudeste e do Nordeste do Brasil serão os que terão a melhor visibilidade do evento.

 

Nos mapas, as áreas pintadas em rosa são as que poderão apreciar todo o eclipse lunar, do começo ao fim.

Que tal se programar para estar no lugar certo e na hora para curtir estas duas Luas cheias muito especiais de 2018? Aventure-se e comece a pesquisar no Clima de Viagem o melhor lugar para ver os eclipses lunares de 2018!

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%