Risco de temporal em SP é alto no feriado prolongado

11/10/2017 às 18:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/10/2017 às 21:58

Oferecimento
Duas frentes frias passam pelo litoral paulista

O feriado prolongado será quase todo com muito calor na maioria das regiões do estado de São Paulo. A passagem de uma frente fria faz a temperatura cair bastante no domingo. Mas até a sexta-feira, os paulistas devem sentir as maiores temperaturas do ano.

 

 

Muito calor em SP 

Nesta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperaturas de 36°C a 39°C na maioria das áreas do interior. No litoral, Iguape teve calor de 33°C e na capital, os termômetros ficaram em torno dos 34°C antes da chuva do fim da tarde. O córrego Paciência, na avenida Edu Chaves, transbordou. Na zona norte da capital, o INMET registrou 31,6 em apenas 1 hora, entre 16 e 17 horas. É muita água em pouco tempo e é isto que causa alagamentos repentinos.

 

Risco de temporal é alto no feriado

Por causa do calorão e também a passagem de duas frentes frias pelo litoral paulista, temporais como o desta quarta-feira, 11, podem voltar a ocorrer na Grande São Paulo e em diversas áreas do litoral e do interior de São Paulo durante o feriado prolongado.

Nesta quinta-feira, feriado de 12 de outubro, a primeira frente fria passa fraca pelo litoral e não altera muito o tempo. As praias ficam cheias de nuvens, mas com pouca chance de chuva. Na Grande São Paulo e várias áreas do interior, as fortes pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e em parte da noite. Para a sexta-feira, 13, as condições para chuva são parecidas com as de quinta. Há risco de temporal.

 

Mas é no sábado que as condições para chuva aumentam ainda mais no estado de São Paulo. Com a chegada da segunda frente fria, mais forte, o risco de temporal e maior e a chuva se espalha pelo estado. O feriadão termina com queda de temperatura e chuva no leste do estado, onde estão a capital e o litoral.

 

Confira a previsão especial para o litoral de SP

 

 

Possível recorde de calor em São Paulo

É possível que a tarde de 11 de outubro tenha sido a mais quente do ano até agora na cidade de São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,8°C de temperatura máxima na estação meteorológica automática do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Mas para averiguação dos recordes, o que vale é a leitura da temperatura máxima da estação meteorológica convencional, que será conhecida só depois das 21 horas. O recorde atual calor é de 34,6°C no dia 19 de fevereiro.

 

 

 

Foto de Eli Ribeiro, São Roque (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

26°
max

0mm / 0%