Temporais retornam ao Rio Grande do Sul nesta terça

16/10/2017 às 15:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Nova frente fria avança pelo Sul nos próximos dias

A trégua da chuva no Sul do Brasil foi pequena e os temporais já retornam ao Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (17). A aproximação de uma nova frente fria vai estimular novamente a formação de nuvens carregadas e os três estados do Sul voltam a ter chuva forte até o final da semana.

 

Frente fria se aproxima do RS 

As mudanças no tempo começam a acontecer nas áreas próximas da fronteira do Rio de Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina e na parte central do estado gaúcho com a aproximação de uma nova frente fria. Nuvens carregadas voltam a crescer ao longo do dia e o alerta é para temporais já nesta terça. Atenção com as rajadas de vento, que poderão alcançar os 80 km/h no Rio Grande do Sul. 

 

Ainda não há previsão de chuva para a Grande Porto Alegre, a serra gaúcha e o norte do estado, que passam o dia com basante sol. O tempo aberto e o calor também vão marcar a terça-feira em Santa Catarina e no Paraná. Podem ocorrer algumas rajadas de vento, mas o tempo ainda não muda. 

 

Acompanhe as temperaturas para FlorianópolisCuritiba nos próximos dias. 

 

   Foto: Ageu Kehrwald. Lajeado/RS.   

 

Frente fria espalha temporais nos próximos dias  

O deslocamento da frente fria juntamente com a atuação de áreas de instabilidade, vai aumentar a chuva no Sul nos próximos dias. "Ao longo da semana os temporais vão se espalhar pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e também pelo Paraná", avisa a meteorologista Josélia Pegorim. Volta a chover forte pelo interior, áreas litorâneas e nas capitais. 

 

Nesta segunda-feira (16), o governo do estado do Rio Grande do Sul reconheceu o decreto de situação de emergência em mais doze municípios gaúchos: Soledade, Campinas do Sul, Jóia, Tunas, Segredo, Júlio de Castilhos, Salto do Jacuí, Pinhal Grande, Montenegro, Sinimbu, Lagoão e Tupanciretã. Todos eles sofreram com tempestades e/ou ventania nas primeiras semanas de outubro e tiveram diferentes danos.

 

Acompanhe os volumes de chuva estimados para o Sul do Brasil, com o retorno dos temporais nos próximos dias: 

 

 

 

Veja no Agroclima: Plantio da soja está paralisado no Sudeste e no Centro-Oeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

31°
max

10mm / 67%