1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sul do Brasil em alerta para ventania nos próximos dias
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do Brasil em alerta para ventania nos próximos dias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Adriano dos Santos, Marechal Cândido Rondon (PR)

4 min de leitura

Oferecido por

Pela segunda vez este mês, o Sul do Brasil voltou a ser açoitado por ventos fortíssimos que causaram queda de grandes árvores, destelhamento e desarmamento parcial da rede de energia elétrica em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul. Muitas rajadas superaram os 100 km/h. Em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, uma rajada chegou aos 134 km/h, entre 3 e 4 horas da madrugada desta quinta-feira, 19 de outubro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

 

No Rio Grande do Sul, a ventania que veio junto com a chuva forte começou na noite da quarta-feira, 18. Em áreas do sul e do oeste de Santa Catarina e do oeste o Paraná, as intensas rajadas de vento começaram a ser sentidas no fim da manhã desta quinta-feira. Em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na serra catarinense, o INMET registrou três rajadas de vento com mais de 100 km/h entre 6 e 9 horas da manhã da quinta-feira, 19. A mais intensa alcançou 118 km/h. Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, teve rajada de 102 km/h entre 11 e 12 horas.

 

Nas imagens de satélite, as manchas vermelhas representam  as nuvens com maior potencial para ventania, granizo e chuva muito forte.

 

Ventani no RS 18-19 out 2017

 

Confira as rajadas de vento mais intensas observadas na Região Sul do Brasil em 19/10/17, até o meio-dia, medidas pelo INMET.

 

 

 

Ventania no Sul do Brasil em 19/10/17 (INMET)

 

 

Acompanhe as nuvens carregadas pelas imagems de satélite

 

 

Alerta para ventania até 23 de outubro

Os estados do Sul do Brasil vão continuar em alerta para ventania até a próxima segunda-feira, 23 de outubro. Rajadas de vento entre 70 km/h e 110 km/h poderão ocorrer nos três estados. As intensas rajadas de vento são associadas com a passagem de nuvens cumulonimbus, pressão atmosférica baixa e também a formação de um ciclone extratropical entre os dias 21 e 22 de outubro.

Na sexta-feira, 20, as regiões mais sujeitas a ventania são o noroeste do Rio Grande do Sul, planalto sul e norte o oeste de Santa Catarina e todo o estado do Paraná.

No sábado, 21 de outubro, o alerta para a ventania vale para as todas as áreas dos três estados da Região Sul.

No domingo, 22 de outubro, há risco de ventania no leste e sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nas áreas serranas entre estes estados e no centro, norte e leste do Paraná. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também estarão sujeitas a ventania. Um ciclone extratropical se organiza no litoral do litoral da Região Sul e de Santa Catarina

Na segunda-feira, 23 de outubro, o ciclone extratropical sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sul, mantém condições para ventania no litoral. No interior da Região, a segunda-feira será com ar calmo ou pouco vento.

Confira a previsão para a Região Sul

 

Foto de Adriano dos Santos, Marechal Cândido Rondon (PR)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias