Sul do Brasil em alerta para ventania nos próximos dias

19/10/2017 às 13:44
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/10/2017 às 14:25

Oferecimento
Rajada chegou a 134 km/h em Cruz Alta (RS)

Pela segunda vez este mês, o Sul do Brasil voltou a ser açoitado por ventos fortíssimos que causaram queda de grandes árvores, destelhamento e desarmamento parcial da rede de energia elétrica em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul. Muitas rajadas superaram os 100 km/h. Em Cruz Alta, no noroeste gaúcho, uma rajada chegou aos 134 km/h, entre 3 e 4 horas da madrugada desta quinta-feira, 19 de outubro, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

 

No Rio Grande do Sul, a ventania que veio junto com a chuva forte começou na noite da quarta-feira, 18. Em áreas do sul e do oeste de Santa Catarina e do oeste o Paraná, as intensas rajadas de vento começaram a ser sentidas no fim da manhã desta quinta-feira. Em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na serra catarinense, o INMET registrou três rajadas de vento com mais de 100 km/h entre 6 e 9 horas da manhã da quinta-feira, 19. A mais intensa alcançou 118 km/h. Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, teve rajada de 102 km/h entre 11 e 12 horas.

 

Nas imagens de satélite, as manchas vermelhas representam  as nuvens com maior potencial para ventania, granizo e chuva muito forte.

 

Ventani no RS 18-19 out 2017

 

Confira as rajadas de vento mais intensas observadas na Região Sul do Brasil em 19/10/17, até o meio-dia, medidas pelo INMET.

 

 

 

Ventania no Sul do Brasil em 19/10/17 (INMET)

 

 

Acompanhe as nuvens carregadas pelas imagems de satélite

 

 

Alerta para ventania até 23 de outubro

Os estados do Sul do Brasil vão continuar em alerta para ventania até a próxima segunda-feira, 23 de outubro. Rajadas de vento entre 70 km/h e 110 km/h poderão ocorrer nos três estados. As intensas rajadas de vento são associadas com a passagem de nuvens cumulonimbus, pressão atmosférica baixa e também a formação de um ciclone extratropical entre os dias 21 e 22 de outubro.

Na sexta-feira, 20, as regiões mais sujeitas a ventania são o noroeste do Rio Grande do Sul, planalto sul e norte o oeste de Santa Catarina e todo o estado do Paraná.

No sábado, 21 de outubro, o alerta para a ventania vale para as todas as áreas dos três estados da Região Sul.

No domingo, 22 de outubro, há risco de ventania no leste e sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nas áreas serranas entre estes estados e no centro, norte e leste do Paraná. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também estarão sujeitas a ventania. Um ciclone extratropical se organiza no litoral do litoral da Região Sul e de Santa Catarina

Na segunda-feira, 23 de outubro, o ciclone extratropical sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sul, mantém condições para ventania no litoral. No interior da Região, a segunda-feira será com ar calmo ou pouco vento.

Confira a previsão para a Região Sul

 

Foto de Adriano dos Santos, Marechal Cândido Rondon (PR)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

31°
max

10mm / 67%