GO e DF podem ter chuva

20/10/2017 às 14:31
por Angela Ruiz

Oferecimento
Será que chove forte?

O ar seco vai perder força ao longo dos próximos dias em Goiás e no Distrito Federal o que vai favorecer o aumento da umidade sobre estas localidades. 

 

Neste sábado (21), o sol aparece em todo o estado de Goiás. A partir da tarde por causa do calor e do aumento da nebulosidade há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade no centro-sul e oeste goiano. Na capital Goiânia, a chance de chover é grande. No Distrito Federal, ainda não chove por causa da influência da massa de ar quente e seco. 

 

No domingo (22), o deslocamento de uma frente fria irá colaborar para manter as áreas de instabilidade que estavam sobre o Mato Grosso do Sul. Parte desta instabilidade ajuda a espalhar um ar mais úmido sobre todo o estado de Goiás. No sul goiano, além da previsão de chuva a qualquer hora do dia a temperatura cai um pouco em relação aos últimos dias, por causa da presença de um ar mais frio de origem polar soprando sobre algumas localidades.   

 

Acompanhe a temperatura para algumas cidades do sul de Goiás. Clique no nome das cidades: Rio Quente, Catalão, Caldas Novas, Intumbiara.

 

O ar úmido avança em direção a GoiâniaBrasília e as condições de chuva aumentam nas duas localidades neste penúltimo domingo do mês. Vale ressaltar que a chuva pode vir acompanhada de raios.

 

Na segunda-feira (23), as áreas de instabilidade vão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em Goiás e no Distrito Federal. Embora não haja expectativa de chuva generalizada em áreas de Goiás as pancadas de chuva já serão suficientes para permitir que as condições de umidade do solo tenham uma melhora razoável, ao ponto de possibilitar a retomada do plantio da soja, que neste ano, está bem atrasado em relação ao mesmo período de 2016, em todo o Brasil.

 

Ao longo da semana que vem, a tendência é que as chuvas se normalizem no Centro-Oeste. Além disso, os meses de novembro e dezembro irão ser com chuvas bastante regulares e em bons volumes em toda faixa central e norte do Brasil favorecendo as condições de plantio e desenvolvimento das lavouras. Veja o mapa de chuva acumulada para os próximos dias: 

 

 

Leia mais sobre como fica o tempo nas áreas produtoras de Goiás no Blog do AgroclimaPro

 

Foto: Magdiel Silva - Goianésia - GO

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

23°
min

33°
max

15mm / 67%

Brasília - DF

20°
min

30°
max

10mm / 67%